Dante Exum é um atleta que iniciou cedo no basquete e conquistou espaço na Austrália, bem como na National Basketball Association (NBA) e na Europa.
Ao longo de dez anos dedicados, de forma profissional, ao esporte, ele acumulou desempenhos interessantes por times e por sua seleção. Atualmente, o jogador está em Paris para os Jogos Olímpicos 2024. Confira, então, um pouco sobre a trajetória dele!
Carreira de Dante Exum
Nascido em 13 de julho de 1995, na Austrália, Dante Exum cresceu em um ambiente voltado para o basquete. Muito influenciado por seu pai, Cecil Exum, um ex-jogador profissional, ele sempre mostrou, de forma natural, que seria atleta.
Dessa forma, seu desenvolvimento passou a ser explorado quando ele iniciou treinos no Australian Institute of Sport (AIS), uma instituição conhecida por nutrir talentos atléticos.
Posteriormente, já no Ensino Médio, Dante Exum estudou no Lake Ginninderra Secondary College, em Canberra, onde despertou a atenção de olheiros da NBA.
Seu momento de destaque ocorreu no Nike Hoop Summit 2013, em que marcou 16 pontos e demonstrou uma versatilidade e atletismo. Aliás, essas características se tornaram marcas registradas de seu estilo de jogo.
Draft da NBA
Após terminar os estudos, Dante Exum enfrentou uma decisão comum nos Estados Unidos: frequentar a faculdade nos EUA ou ir direto para o Draft da NBA.
Apesar das ofertas de programas universitários, tais como a Universidade de Indiana e a Universidade de Kentucky, ele optou por se colocar à disposição no recrutamento de 2014.
Como resultado, Dante Exum foi selecionado como a quinta escolha geral pelo Utah Jazz, sendo, na época, um dos jogadores australianos mais bem selecionados na história da NBA.
Em sua temporada de estreia, Exum jogou as 82 partidas da temporada e registrou médias de 4.8 pontos, 2.4 assistências e 1.6 rebotes por jogo.
Lesões e mudança de time
A trajetória da carreira de Dante Exum foi significativamente impactada por lesões. No verão de 2015, por exemplo, enquanto jogava pela seleção australiana, o jogador sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), que o afastou por toda a temporada da NBA de 2015-16.
Essa lesão foi um grande revés, interrompendo seu desenvolvimento e momento.
Apesar de um retorno forte na temporada 2016-17, na qual teve uma média de 6.2 pontos por jogo, as lesões continuaram a atrapalhar a carreira de Dante Exum.
Ele perdeu grande parte das temporadas de 2017-18 e 2018-19 por causa de problemas no ombro e no joelho. Essas lesões recorrentes dificultaram sua capacidade de estabelecer consistência e afetaram seu tempo de jogo e desempenho.
Em 2019, então, Dante Exum esteve na troca que o levou para o Cleveland Cavaliers e mandou Jordan Clarkson para o Utah Jazz. No entanto, seu tempo com o Cavaliers também foi marcado por lesões. Em busca de um novo começo, Exum assinou com o Barcelona, da Euroliga, para a temporada 2021-22.
Dante Exum com a seleção da Austrália
Dante Exum tem se destacado em competições por seleções. Desde cedo, aliás, ele vem desempenhando papéis cruciais, como na conquista da medalha de prata da equipe sub-17 da Austrália no Campeonato Mundial Sub-17 da FIBA de 2012. Naquele torneio, ele teve médias de 17.5 pontos, 3.8 rebotes e 2.5 assistências por jogo.
Em 2013, Dante Exum liderou a equipe sub-19 da Austrália no Campeonato Mundial Sub-19 da FIBA. Suas médias de 18.2 pontos, 3.8 assistências e 3.6 rebotes por jogo, juntamente a seu impacto geral em quadra, colocaram ele entre os melhores do torneio.
Por fim, ele representou a Austrália na Olimpíada de Tóquio 2020, tendo ganho uma medalha de bronze.
Breve carreira na Europa e retorno à NBA
Durante sua passagem pelo Barcelona, Dante Exum mostrou suas habilidades em um palco muito valorizado atualmente. Por lá, ele teve média de 6.2 pontos por jogo e contribuiu diretamente para o desempenho da equipe na Euroliga.
Ele jogou ainda no KK Partizan, da Sérvia, antes de decidir retornar à NBA. Posteriormente, quando voltou aos Estados Unidos, assinou com o Dallas Mavericks. Em 55 partidas, Exum acumulou 7.8 pontos, 2.9 assistências e 2.7 rebotes.
Jogos Olímpicos 2024
Dante Exum é mais um australiano da NBA presente nos Jogos Olímpicos 2024. No entanto, seus dias em Paris estão bem próximos de se encerrarem. Isso porque a Austrália concluiu, nesta sexta-feira (02 de agosto), a fase preliminar do basquete na Olimpíada.
Na estreia, venceu a Espanha por 92 a 80. Depois, perdeu para o Canadá por 93 a 83. Recentemente, então, perdeu para a Grécia por 77 a 71, complicando sua situação no Grupo A, com apenas um ponto e um saldo de -4 cestas.