Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Quem é Alison dos Santos: conheça Piu, medalhista olímpico no atletismo pelo Brasil

Quem é Alison dos Santos: conheça Piu, medalhista olímpico no atletismo pelo Brasil

Publicado em:

Última atualização:

Alison dos Santos é o grande nome do atletismo brasileiro. Piu, como é conhecido, saiu do interior de São Paulo e rapidamente ganhou o mundo com o seu talento.

Contudo, não é só na pista de prova que Alison precisa passar por barreiras. Na vida pessoal, o jovem teve de superar traumas para se dedicar a modalidade. Mas, afinal, quem é Alison dos Santos, o atleta número três dos 400 m com barreiras?

Conheça o esportista que é a esperança do Brasil no atletismo.

Quem é Alison dos Santos? Conheça a carreira do atleta

Alison Brendom Alves dos Santos é um atleta brasileiro dos 400 metros com barreiras. Primeiramente, ganhou a medalha de bronze representando o Brasil na Olimpíada de Tóquio 2020 e, em 2024, entrará em cena novamente com o uniforme verde e amarelo.

De fato, não há como negar que Piu é a sensação do atletismo brasileiro. Alison nasceu em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo. Quando criança, o garoto praticava judô no projeto social do judoca Branco Zanol, em sua cidade.

Entretanto, o jovem decidiu mudar de esporte quando um amigo o levou para conhecer o atletismo. Foi então que Alison começou a treinar a modalidade no Instituto Edson Luciano Ribeiro, associação do campeão olímpico Edson Luciano.

O Instituto Edson foi o primeiro clube que o esportista defendeu. Começou com o salto em altura, mas Ana Fidélis, sua treinadora na época, achou que Piu teria melhores resultados em provas com barreiras. Então, Alisson passou a brilhar e a ter resultados satisfatórios cada vez mais.

Tendo em vista o futuro, Alison assinou com o Pinheiros. Em seu perfil no site oficial do clube paulista, o atleta conta que a falta de estrutura e equipamentos sofisticados no interior lhe fizeram assinar com o time de São Paulo.

Ademais, Alison já participou da Diamond League, Campeonato Mundial de Atletismo, Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e Campeonato Sul-Americano.

O que aconteceu com Alison?

Para consagrar-se campeão olímpico e mundial, o brasileiro passou por diversos traumas (e os superou!). Aos 10 meses, Alison teve queimaduras graves na cabeça, ombros e braços após ser atingido por uma panela com óleo quente.

Em breve entrevista ao portal Olimpíada Todo Dia, o atleta contou como o acidente doméstico aconteceu:

“Quando eu tinha 10 meses de idade, eu sofri um acidente. Eu morava com a minha avó nessa época e eu já estava conseguindo andar e colocar as mãos na parede. Em uma tarde normal, eu fui para a cozinha. A pia ficava de frente com o fogão. A minha avó estava na pia, passando a farinha no peixe e esquentando o óleo no fogão. Eu bati a mão no cabo da panela, e o óleo quente virou. Fiquei internado alguns meses, a minha avó também, porque ela bateu a mão na panela para não cair em mim. Melhorei e hoje sou o Alison”.

Conquistas do atleta

Você já sabe quem é Alison dos Santos, agora é hora de conhecer as conquistas do atleta. A lista é longa e vai desde competições de base até os Jogos Olímpicos. Cada experiência é válida para o paulista, que tem se superado no esporte.

O ano de 2019 foi muito especial para Alison. Com apenas 19 anos, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e em Universíade de Nápoles. No ano seguinte, ficou com o bronze no Campeonato Mundial Sub-20 de Nairobi, no Quênia.

Em Tóquio, trouxe para casa a medalha de bronze nos 400 metros com barreiras. Mais tarde, em 2022, o brasileiro venceu o Mundial de Atletismo.

Aliás, o brasileiro é o atual dono do segundo melhor recorde mundial nos 400 metros, com 46.29, atrás do norueguês Karsten Warholm.

Conquistas de Alison dos Santos

  • 1 medalha de bronze olímpica;
  • 1 medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos;
  • 1 Campeonato Mundial de Atletismo;
  • 1 medalha de prata no Mundial de Revezamentos de Atletismo;
  • 1 Universíada;
  • 1 Diamond League 2022;
  • 1 medalha de ouro e 1 de prata Campeonato Sul-Americano;
  • 2 medalhas de prata e 1 ouro no Campeonato Sul-Americano Sub-23;
  • 1 medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-20;
  • 2 Campeonato Nacional de Atletismo;
  • 1 Campeonato Mundial Juvenil.

Participação em Tóquio

Alison foi a revelação do atletismo em Tóquio. Nos 400 metros com barreiras, Piu competiu ao lado de grandes nomes da modalidade, desde novatos até campeões olímpicos. Como de praxe, as provas de atletismo tomaram conta dos últimos dias da programação olímpica no Japão, com protocolos devido à pandemia.

Em sua estreia no evento, Alison ficou em segundo lugar nas eliminatórias com o tempo de 48.42, atrás do catariano Abderrahman Samba, na primeira bateria. Durante a semifinal, terminou em primeiro com 47.31.

Ademais, na decisão por medalhas, Piu largou na raia sete ao lado de oito competidores. Com o tempo de 46.72, Alison terminou em terceiro lugar e conquistou o bronze, a primeira medalha olímpica da carreira.

Confira, a seguir, o pódio completo dos 400 metros com barreiras em Tóquio:

  • 1) Karsten Warholm (Noruega) – 45.94;
  • 2) Rai Benjamin (Estados Unidos) – 46.17;
  • 3) Alison dos Santos – 46.72.

Participação nos Jogos de Paris

Em 2024, Alison chegou à Paris confiante, com status de favorito à medalha de ouro na prova dos 400 m com barreiras. Durante o ano, Piu participou em diferentes torneios para se preparar para os Jogos Olímpicos, além de conquistar resultados que o colocaram entre os melhores do mundo na categoria.

Na primeira rodada, Alison fez uma boa corrida. Na reta final, foi inteligente e decidiu poupar energia e, assim, prestar atenção em cada pedaço da pista. Mesmo tirando o pé, o brasileiro se classificou para a semifinal com sobra, com o tempo de 48s75, em terceiro lugar na classificação.

Pela semifinal, Piu deixou os torcedores nervosos. Terminou em terceiro em sua eliminatória, com 47s95, mas precisou esperar até a última prova para ter a certeza de que estava classificado para a final. Quando soube que iria brigar por medalhas, Alison fez a festa com o apoio da torcida presente no Stade de France.

Na tarde da última sexta-feira (9), o atleta brasileiro largou na raia 3 e fez uma boa corrida, mantendo um ritmo forte até o final. Ele cruzou a linha de chegada na terceira posição, com o tempo de 47s26, conquistando novamente a medalha de bronze, repetindo o feito dos Jogos de Tóquio. Com essa conquista, Piu se destaca como um dos maiores nomes do atletismo brasileiro.

Na sua categoria, Alison tem atualmente a terceira melhor marca da história, que foi alcançada no Mundial de Atletismo de 2022, com o tempo de 46s29.

Origem do apelido Piu

Alison foi apelidado de “Piu” pelos colegas do projeto social de atletismo em sua cidade natal, São Joaquim da Barra. Antes de começar a treinar, havia um garoto, Kainan, com o mesmo apelido. Kainan parou de praticar a modalidade e o apelido ficou para Alison.

Em entrevista ao Podpah, o jovem explicou que não há semelhança física entre os dois. Alison também revelou que, de início, não gostava do apelido, mas, como o nome pegou, decidiu aceitar o “Piu”.