No último dia 31 de julho, Alex Yee não só competiu, como levou a medalha de ouro no triatlo masculino nos Jogos Olímpicos 2024. Representando a Grã-Bretanha, o atleta voltou ao pódio olímpico depois de Tóquio 2020.
Com isso, o Reino Unido chegou à sua quarta medalha de ouro, se estabelecendo como o maior vencedor. Confira abaixo a trajetória de Yee!
Carreira de Alex Yee
Nascido em 18 de fevereiro de 1998, em Londres, Alex Yee é um atleta britânico que tem impressionado com suas habilidades no triatlo e na corrida de longa distância. Em primeiro lugar, Yee cresceu em uma família que sempre incentivou a prática esportiva; então, desde cedo, ele mostrou interesse por esportes, especialmente corrida.
Dessa forma, os pais de Alex Yee reconheceram o talento do filho e logo ele começou a participar de corridas locais. Tão rápido iniciou no esporte, ele despontou como um grande prospecto na corrida. Na adolescência, Yee estudou na Escola de Engenharia, na Leeds Beckett University, em que treinou com alguns dos melhores atletas do Reino Unido.
Transição para o triatlo
Embora Alex Yee tenha começado como corredor, ele percebeu seu potencial no triatlo. Isso porque a combinação de natação, ciclismo e corrida parecia ser a combinação perfeita para colocar em práticas todas as habilidades que ele tem. Como resultado, Yee começou a treinar intensamente nas três disciplinas.
Logo de cara, a carreira de Alex Yee pareceu ser o certo, pois logo ele começou a ganhar destaque. Em 2016, ele competiu no Campeonato Mundial de Triatlo Júnior, no México.
Yee terminou em 13º lugar, uma posição interessante para atleta em ascensão. Porém, na sequência, em 2017, ele sofreu um grave acidente durante uma corrida de ciclismo, a qual o tirou das provas por um período.
Finalmente, em 2019, Alex Yee ressurgiu já ganhando a corrida ITU World Triathlon Series, realizada na Itália. Dois anos depois, nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o atleta atingiu seu auge. O torneio estava previsto para o ano de 2020, porém, devido à pandemia de covid-19, isso não aconteceu, adiando para 2021.
Dito isso, Alex Yee competiu no triatlo individual masculino e no revezamento misto pela Grã-Bretanha. Na primeira prova, o atleta conquistou uma medalha de prata, tendo se destacado no percurso de corrida.
Entretanto, seu melhor resultado foi mesmo o ouro por equipe na categoria de revezamento. Como resultado, saiu de sua primeira Olimpíada com duas medalhas no peito.
Estilo de treino de Alex Yee
O sucesso de Alex Yee pode ser atribuído não apenas ao seu talento natural, mas também ao seu regime de treinamento. Atualmente, ele trabalha com uma equipe de treinadores, nutricionistas e fisioterapeutas para garantir que esteja sempre em sua melhor forma.
Além disso, trata-se de um atleta que se preocupa com o mental. Por causa disso, ele pratica meditação e ioga para manter a calma e a concentração.
Jogos Olímpicos 2024
Desde sexta-feira (26 de julho), data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2024, as chuvas deram pouca trégua. Como resultado, o rio Sena, que havia sido despoluído e tratado para que as provas envolvendo natação pudessem ser realizadas, apresentou problemas. Assim, o triatlo foi adiado, já que a parte a nado deveria ser realizada lá.
Apesar disso, o britânico Alex Yee não se estressou e levou a medalha de ouro no triatlo masculino individual. Ele completou a prova em um minuto, 43 segundos e 33 centésimos. Subiram ao pódio com ele o neozelandês Hayden Wilde e o francês Leo Bergère, prata e bronze, respectivamente.
Aliás, Alex Yee estava atrás de Wilde antes dos últimos 400 metros, porém conseguiu ultrapassar o rival, levando o primeiro lugar por seis segundos de diferença. Agora, o atleta aguarda a prova de revezamento misto, marcada para o próximo dia 05 de agosto, a partir das 3h da madrugada (horário de Brasília).