Você conhece o bobsled, umas das estrelas dos Jogos Olímpicos de Inverno? Caso não, este artigo te ajuda a entender tudo sobre a modalidade. Acompanhe a leitura para saber a história do esporte, quais as principais regras do bobsled e os equipamentos necessários para a prática.
História do bobsled e modalidades
O bobsled, ou bobsleigh, desenvolveu-se na década de 1880, nas cidades do interior de Nova York e nas estações de esqui dos alpes suíços. Nesse sentido, a primeira disputa competitiva da modalidade aconteceu na Corrida Cresta de Saint Moritz, Suiça.
Em 1923, criou-se a Federação Internacional de Bobsled (FIB) e apenas um ano depois, a modalidade participou dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, que aconteceram em Chamonix, na França. Dessa forma, desde 1931 as competições mundiais de bobsled para duas e quatro pessoas são realizadas anualmente.
Agora, vamos entender como se pratica o bobsled. De maneira geral, é uma corrida de trenós de aço realizada em uma pista de 1200 a 1600 metros de comprimento. A inclinação da rampa é de 8% a 15% por cento, para garantir a velocidade dos competidores.
Desse modo, as pistas são feitas de concreto ou pedra e revestidas por uma grossa camada de gelo. Por conseguinte, o revestimento das laterais também são revestidas por gelo, com espessura média de 46 centímetros, para evitar que os trenós voem para fora durante as curvas.
Em suma, existem duas categorias de bobsled nas Olimpíadas: uma de duas pessoas e outra de quatro, em categorias masculinas e femininas:
- 2-man: competição de duplas masculina
- 4-man: competição do quarteto, normalmente com quatro atletas homens
- Breakman ou breakwomen: responsável pela frenagem do trenó após o conjunto cruzar a linha de chegada
- Push: é a largada, na qual os atletas empurram o trenó com as mãos por 50 metros para ganhar velocidade e depois entram no equipamento
Equipamentos do Bobsled
Para garantir uma corrida com segurança, o bobsled exige a presença de alguns equipamentos. Veja quais são os quatro itens que os atletas usam para fazer uma performance olímpica:
Trenós
Os primeiros trenós eram feitos de madeira e sem camadas reforçadas nas laterais. Atualmente, precisam ter uma estrutura de aço e corpo de fibra de carbono-kevlar, semelhante aos carros de fórmula 1. Além disso, há quatro lâminas na parte de baixo (duas fixas atrás e duas móveis na dianteira controladas pelo piloto).
Chuteiras
Desenvolvidas com materiais sintéticos leves, as chuteiras de bobsled são otimizadas para o desempenho na pista de gelo. O diferencial está na sola, equipada com mais de 500 miniagulhas. Essas pequenas pontas proporcionam o atrito necessário para os atletas impulsionarem o trenó com rapidez e manterem o equilíbrio durante o push, a fase inicial da corrida.
Capacetes
A proteção dos atletas é indispensável em um esporte de alta velocidade como o bobsled. Os capacetes são fabricados com materiais resistentes que absorvem impactos e protegem a cabeça em caso de colisões. Além disso, possuem viseiras que protegem os olhos contra o vento forte e possíveis partículas de gelo durante o percurso.
Alças retráteis
As alças retráteis estão localizadas nas laterais do trenó e desempenham um papel fundamental no início da prova. Elas são utilizadas pelos atletas para empurrar o trenó durante a fase de arrancada, quando a força e a coordenação são essenciais para ganhar velocidade antes de entrar no trenó. Após o início, as alças são recolhidas para não interferirem na aerodinâmica do equipamento.
Principais regras do Bobsled
Agora, vamos ver quais são as principais regras do bobsled para as competições olímpicas:
- Os atletas, junto com o trenó, não podem ultrapassar 390 kg (evento 2-man), 340 kg (evento 2-woman) e 630 kg (evento 4-man);
- Todos os tripulantes devem usar capacetes de alta tecnologia, assim como uniformes esportivos e as chuteiras especiais;
- As pistas de bobsled devem e ter entre 1.200 e 1.600 m de comprimento e ser regulamentadas pela Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF);
- O árbitro é responsável por marcar o tempo e declarar o vencedor, além de garantir que as pistas de corrida estejam sob as normas e prontas para uma competição segura.
Estas são as principais regras do bobsled nas Olimpíadas. Para saber mais detalhes sobre este e outros esporte olímpicos, confira o nosso blog!