O skateboarding fez sua estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020. E o Brasil fez bonito na ocasião, com nomes como Rayssa Leal, Gabriela Mazetto, Felipe Gustavo, Luigi Cini e Pedro Barros representando o skate nacional. Assim, muitos destes atletas retornam à seleção brasileira para participar da Olimpíada de Paris.
Pedro da Silva Barros é um destes. Nascido em Santa Catarina, ele tem o amor por esportes em cima da prancha no sangue. Afinal, seu pai também gosta deste tipo de prática. A diferença, porém, é que o filho prefere o solo, enquanto o pai, o surfista André Barros, gosta mesmo é da água.
No entanto, foi o pai de Pedro que deu os primeiros passos para incorporar a cultura do skate aos esportes radicais catarinenses, espalhando bowls – pistas de skate feitas em cimento – pela cidade de Florianópolis.
Foi nesse ambiente que Pedro Barros se criou no skate, vendo nomes importantes do esporte, como Sandro Barros, visitando sua casa na infância. Assim, a paixão pelo board se tornou inevitável. Não por acaso, seu primeiro pódio foi quando ele tinha apenas 14 anos, vencendo uma edição do X Games na modalidade Skate Vertical Amador.
A estreia de Pedro Barros no skate olímpico
Com Luiz Francisco e Pedro Quintas, Pedro Barros fez parte da primeira delegação brasileira masculina de skate park da história. A categoria foi um dos eventos do Skateboarding, modalidade recém-incluída no programa olímpico, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 – realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19.
Na ocasião, Pedro avançou para as finais em quarto lugar na classificação, com uma nota média de 77,14. Na prova final, o brasileiro alcançou uma nota de 86,14, que lhe rendeu o segundo lugar. Assim, Pedro Barros voltou para o país com sua primeira medalha olímpica: a prata em Tóquio 2020 na categoria park.
Essa é a mesma categoria em que Pedro Barros compete nos Jogos de Paris 2024. Com ele, Luigi Cini e Augusto Akio também competem no skate park este ano. E o foco, desta vez, é a medalha de Ouro. “Com certeza busco evoluir, mostrar um skate mais polido, demonstrar uma postura mais polida também. Venho dando duro para isso. Acredito que nossa parte a gente está fazendo”, disse ele em entrevista ao portal do Globo Esporte, em fevereiro de 2024.
Os títulos do skatista
Hoje com 29 anos, Pedro Barroso tem uma coleção e tanto de medalhas e troféus. O atleta já foi sete vezes campeão mundial de Skate Park e ganhou dez medalhas no X-Games – sendo seis delas de ouro.
Pedro também foi duas vezes indicado ao Epsy Awards na categoria Melhor Atleta de Ação e, em 2017, foi nomeado ao Laureus Sports Awards, concorrendo com Michael Phelps, Cristiano Ronaldo e Usain Bolt. Mas, sem dúvidas, uma de suas maiores conquistas foi a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Onde ver as disputas de skateboarding nos Jogos Olímpicos Paris 2024
Todos os eventos da Olimpíada de Paris serão transmitidos pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV transmite as partidas. Por fim, os jogos e competições também podem ser acompanhados online por meio da CazéTV.
Programação do skateboarding*:
Sábado (07/08)
07h – Preliminar do street masculino
12h – Final do street masculino
Domingo (28/08)
07h – Preliminar do street feminino
12h – Finais do street feminino
Terça-feira (06/08)
07h30 – Preliminar do park feminino
12h30 – Finais do park feminino
Quarta-feira (07/08)
07:30 – Preliminar do park masculino
12:30 – Finais do park masculino
*Horário de Brasília.