A ciclista francesa Pauline Ferrand-Prévot realizou o sonho de ganhar sua primeira medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de 2024. E o melhor: ela alcançou essa conquista em casa. Pauline foi a campeã no ciclismo cross-country mountain bike feminino, liderando a prova basicamente de ponta a ponta.
A corrida de mountain bike ocorreu no ponto mais alto de Paris, o Elancourt Hill. A pista, extremamente técnica, exigiu o máximo da habilidade dos competidores e, aqui, a experiência de Pauline fez toda a diferença. Ainda nos primeiros minutos de corrida, a ciclista logo se afastou do primeiro pelotão, assumindo a liderança e imprimindo seu ritmo intenso à competição.
O percurso oferecia diversos desafios às oponentes, que sofreram as consequências. A compatriota de Ferrand-Prévot, Loana Lecomte, sofreu uma séria queda na área de pedras artificiais. Já Puck Pieterse, principal concorrente de Pauline, teve problemas mecânicos que a deixaram fora da disputa por medalhas.
Assim, o caminho rumo ao pódio ficou ainda mais livre, e não houve surpresa quando a francesa terminou em primeiro lugar, com grande margem de diferença para as demais medalhistas.
Pauline terminou o circuito com o tempo de 1h26min02s, quase dois minutos a menos que a segunda colocada. Enquanto isso, a norte-americana Haley Batten ficou com a prata e a sueca Jenny Rissveds, campeã da Olimpíada de 2016, terminou com o bronze. Raiza Goulão Henrique, única brasileira disputando a prova de ciclismo cross-country de mountain bike, terminou em 28º lugar.
A trajetória de Pauline Ferrand-Prévot no ciclismo
Nascida em 1992 na cidade de Reims, na França, Pauline cresceu em meio ao ambiente do ciclismo. Seu pai é dono de uma loja de bicicletas, enquanto sua mãe administra uma escola dedicada ao esporte. Foi lá, inclusive, que tanto a ciclista quanto sua irmã mais nova começaram a dar as primeiras pedaladas.
O primeiro título veio ainda na infância. Aos 12 anos, ganhou o Campeonato Francês Júnior e, desde então, não parou de brilhar em cima das duas rodas. A jovem ganhou diversos títulos e campeonatos locais e amadores antes de entrar no mundo do ciclismo profissional, em 2011, já aos 19 anos. Na categoria adulta, a carreira da atleta deslanchou de vez.
Em 2014, venceu o Campeonato Mundial de Estrada. No ano seguinte, conquistou o título mundial de ciclismo cross. Em seguida, ainda em 2015, ela ganhou o primeiro de seus quatro títulos mundiais de mountain bike cross-country. Os demais foram ganhos nos anos de 2019, 2020 e 2022.
A lista de pódios de Pauline Ferrand-Prévot é longa, mas ainda faltava uma medalha em sua coleção: a olímpica. A francesa estreou nos Jogos de Londres, em 2012, terminando a prova na 25ª posição. Pauline, porém, precisou lidar com uma série de lesões após a Olimpíada. Assim, no Rio 2016, ela não foi além da 26ª colocação.
Pauline Ferrand-Prévot chegou como favorita para disputar sua terceira Olimpíada em Tóquio 2020. Contudo, logo na terceira volta, um pneu furado acabou com seu sonho de medalha, fazendo com que ela terminasse apenas em 10º lugar. Nos Jogos Olímpicos de 2024, então, tudo aconteceu de forma perfeita para que ela levasse para casa não apenas sua primeira medalha olímpica, mas um inesquecível ouro.