A luta livre é um esporte de força e estratégia, mas por trás dos movimentos acrobáticos e da intensa competição há um conjunto de regras rigorosas que garantem a segurança dos atletas e a integridade das disputas. Essas normas variam conforme o estilo ou federação, mas todas têm o mesmo objetivo: equilibrar o espetáculo e a competição justa.
Nas olimpíadas há dois tipos de luta olímpica: a luta greco-romana e a luta livre. No post de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre a luta livre, a sua história, suas regras e as suas categorias para a Olimpíada de Paris 2024.
Luta Olímpica
A luta olímpica é uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, remontando às competições dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Combinando força, técnica e estratégia, essa modalidade exige que os atletas utilizem apenas o corpo para dominar o oponente dentro de regras bem definidas. Dividida em dois estilos principais — o Greco-Romano e a Luta Livre —, a luta olímpica se destaca por sua intensidade e pela busca constante do equilíbrio entre habilidade e resistência.
Greco-Romana
Com o passar dos anos, além de ingressar oficialmente o quadro de esportes dos Jogos Olímpicos, o esporte ganhou regras e pontuações. No estilo greco-romana, os lutadores podem fazer o uso apenas dos braços e tronco para realizar defesa e ataque nos golpes.
Luta Livre
Diferente do estilo anterior, a Luta Livre surgiu alguns séculos depois, mas também passou a ingressar o quadro oficial das Olimpíadas. Porém, a única diferença significante para o estilo greco-romano é que no estilo livre você pode fazer o uso de pernas e pés para atacar e se proteger dos adversários.
História da Luta Livre
A Luta Livre, também conhecida como luta olímpica ou como wrestling estilo livre, é um dos esportes mais antigos do mundo. Apesar de ter surgido apenas na segunda metade do século 19, em terras britânicas, os imigrantes desta região foi quem levaram a esse estilo de luta para os Estados Unidos na época.
Em 1904, a luta livre ingressou, pela primeira vez, o quadro de esportes, nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos. Contudo, as lutas nestas Olimpíadas, foram realizadas apenas por lutadores dos Estados Unidos.
Regras da Luta Livre
O objetivo principal no estilo livre é encostar e manter as costas do adversário no chão. Quando isso acontece, o lutador que que fez o golpe (encostamento, como é chamado) ganha a luta.
Contudo, a vitória também pode ocorrer se houver uma superioridade técnica entre os adversários, ou seja, quando um lutador fica com mais de 10 pontos de vantagem. Se o tempo da luta terminar, sem nenhuma das situações anteriores, o lutador que tiver mais pontos vence a luta. Além disso:
- A luta é disputada em dois tempos, com 3 minutos cada. O intervalo é de 30 segundos entre os tempos.
- Os lutadores usam um uniforme chamado “singlet”, além de sapatos e, em alguns casos, protetores para a cabeça.
- Os pontos são atribuidos pelos arbitros, de acordo com os golpes e movimentos realizados.
- Não é permitido: joelhada, cotovelada, puxar o cabelo, atingir os olhos, estrangulamento, golpes de caráter violento ou desleal.
- A luta deve ocorrer apenas no círculo azul do tapete. O anel laranja é uma área passiva, onde não há luta. Quando os lutadores vão para a área laranja, o árbitro interrompe a luta.
- Os lutadores ganham pontos de acordo com movimentos ofensivos, como por exemplo, derrubar o oponente, virar o oponente e expor as costas do oponente ao tapete.
Pesos do wrestling estilo livre
Para as Olimpíadas de Paris 2024, as pesagens devem se manter as mesmas da de Tóquio 2020. Desta forma, os pesos devem ser os seguintes:
- Luta livre feminino: 50kg, 53kg, 57kg, 62kg, 68kg, 76kg;
- Luta livre masculino: 57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg, 125kg.
Países com destaque na Luta Livre
Os países que historicamente têm se destacado no wrestling estilo livre nas Olimpíadas incluem:
- Rússia: dominaram o wrestling estilo livre nas Olimpíadas, ganhando muitas medalhas de ouro, prata e bronze ao longo dos anos.
- Estados Unidos: têm uma forte tradição no wrestling estilo livre e já conquistaram muitas medalhas olímpicas nesta modalidade.
- Irã: O Irã é outro país que tem uma história na luta livre e frequentemente produz medalhistas olímpicos.
- Turquia: tem sido uma potência nas Olimpíadas, conquistando várias medalhas ao longo dos anos na Luta Livre.
- Japão: Embora mais conhecido por sua excelência no judô, o Japão também tem conquistado algumas medalhas em competições olímpicas.