A Olimpíada é, sem dúvidas, o maior torneio poliesportivo do planeta. Vários atletas dão a vida para conseguir entrar nos Jogos e praticar a modalidade que amam. Todavia, neste sábado (27) durante a esgrima olímpica, um acontecimento com a esgrimista Nathalie Moellhausen causou drama e polêmica no mundo do esporte, criando uma discussão sobre os limites que um atleta deve chegar com seu próprio corpo.
Mas afinal, qual foi esse acontecimento? Leia o texto a seguir para entender mais sobre ele. Além disso, confira a trajetória de Nathalie e a sua importância para a esgrima brasileira.
O início de Nathalie Moellhausen na Itália
Nathalie Moellhausen nasceu na cidade de Milão no ano de 1985. Sendo assim, ela é originalmente italiana.
O seu interesse pela modalidade surgiu desde quando ainda era jovem. Quando completou 18 anos, se mudou para a Cidade Luz para ser treinada por Daniel Levavasseur. O treinamento surgiu resultado bem depressa e, logo no ano seguinte, ficou com uma medalha de bronze no Mundial Júnior de Esgrima.
A partir disso, despontou de vez no cenário mundial, mas com a bandeira italiana. Inclusive, em 2009, chegou a conquistar o seu primeiro Campeonato Mundial na categoria de equipes na equipe da Itália. Além disso, em 2010, obteve sua primeira medalha na categoria individual: um bronze.
Mudança de nacionalidade
Depois dos Jogos Olímpicos, Nathalie deu uma pausa na carreira e retornou em 2014. Dessa vez, todavia, ela representaria o Brasil internacionalmente. Segundo a própria atleta, o motivo foi a falta de esgrimistas brasileiros no top 100 mundial.
Logo de cara obteve excelentes resultados. Em 2015, conquistou um ouro pelo Pan-Americano de Esgrima em Santiago, o que já era um grande feito. Somado a isso, no ano de 2019, no Mundial de Esgrima de Budapeste, se tornou a primeira esgrimista do país a conquistar uma medalha, que ainda por cima foi de ouro.
E não pararia por aí. Em 2023, no Chile, Moellhausen, acompanhada de Victoria Vizeu e Amanda Neto, conquistou um ouro inédito na esgrima por equipes feminina dos Jogos Pan-Americanos.
O que houve com Nathalie Moellhausen durante os Jogos?
Infelizmente, no sábado, durante sua estreia nos Jogos Olímpicos contra a canadense Ruien Xiao, Nathalie acabou passando mal e perdeu o confronto pelo placar de 15 a 11. Após o duelo, a esgrimista revelou que foi diagnosticada com um tumor benigno nas costas quatro dias antes da competição.
Isso acabou por chocar os fãs e a própria imprensa, afinal, a atleta não comentou sobre essa informação em nenhum momento antes de entrar no torneio. A sua cirurgia será feita nesta terça (30) na própria cidade de Paris. “É uma cirurgia muito importante que vai me parar o corpo, dependendo da minha recuperação, durante um mês”, disse ela à TV Globo.
A programação dos Jogos
O torneio de esgrima dos Jogos Olímpicos já teve início e está previsto para terminar no dia 4 de Agosto.
Ao todo ela terá três categorias: florete, espada e sabre. Cada uma delas possui um regulamento específico e as armas usadas durante a disputa são diferentes.
Locais para acompanhar a esgrima
Para você que tem interesse em assistir essa ou outra modalidade que estará presente na Olimpíada, basta se conectar a um dos locais de transmissão: CazéTV, canais da Rede Globo e o site Olympics.com.