Geralmente consideramos como grandes nomes da natação atletas como Michael Phelps ou Cesar Cielo. Todavia, os esportistas que praticam natação paralímpica também merecem entrar nessa discussão.
No Brasil, aliás, o atleta paralímpico mais conhecido é um nadador que já quebrou inúmeros recordes mundiais e possui várias medalhas olímpicas. Isso mostra que vale a pena conhecer mais da modalidade, que é bem importante para o país.
Dito isso, leia o texto a seguir para entender como funciona a natação paralímpica. Ademais, confira alguns dos principais nomes do esporte no Brasil e no mundo.
A história da natação paralímpica
A natação é um dos esportes mais antigos da humanidade. No entanto, a natação paralímpica só começou a fazer parte do programa do CPI (Comitê Paralímpico Internacional) em 1960, nas Paralimpíadas de Roma. Durante essa primeira edição apenas esportistas com deficiências musculares podiam competir, porém, com o passar dos anos, as regras passaram a abranger mais tipos de atletas.
Atualmente, podem competir pessoas com deficiências físicas, intelectuais e visuais. Elas são submetidas à classificação esportiva e enquadradas em diferentes classes de disputa.
Principais nomes da natação paralímpica
Já que agora você entendeu um pouco da história e de como funciona e quais são as regras da natação paralímpica, está na hora de conhecer algumas das principais figuras dessa modalidade. Dentre os destaques, é possível citar nomes como:
Daniel Dias (Brasil)
Daniel Dias não é somente tido como o maior nadador paralímpico do Brasil, mas o maior atleta paralímpico do país. Atualmente com 36 anos, ele já conquistou praticamente tudo. Nas Paralimpíadas foram 27 medalhas ao todo, sendo 14 douradas. Poucos são os atletas que possuem um currículo tão grande quanto o seu.
Jessica Long (EUA)
Outro nome que também está nos holofotes da natação paralímpica é a estadunidense Jessica Long. Com 32 anos, Jessica já possui 29 medalhas – sendo 16 de ouro – e certamente irá expandir suas conquistas. Para se ter uma ideia do seu talento, nas Paralimpíadas de Tóquio em 2020 ela conquistou 6 medalhas, incluindo 3 de ouro.
Trischa Zorn (EUA)
Por fim, Trischa Zorn é outra estadunidense que também entra na lista da natação paralímpica. Ela tem 55 medalhas e é, em números, a maior atleta paralímpica da história. Esteve presente em nada menos que 7 Olimpíadas e conquistou, ao todo, 41 ouros.