Dentro do esporte paralímpico brasileiro, existem vários atletas que conquistaram medalhas e atingiram marcas surpreendentes com o passar dos anos. Todavia, existe um nome em específico que é tido como o maior deles: Daniel Dias.
O atleta conseguiu alcançar feitos que registraram seu nome na história dos Jogos Paralímpicos e dos Mundiais de Natação. O próprio número de medalhas que Daniel Dias possui já é o suficiente para explicar seu legado.
Sendo assim, leia o texto a seguir para conhecer um pouco da história do esportista. Ademais, confira quais foram as suas marcas na natação paralímpica.
A história do nadador
Daniel de Faria Dias nasceu na cidade de Campinas, em São Paulo, no ano de 1988. Desde o nascimento, teve problemas com má-formação congênita dos membros superiores e da perda direita. Por isso, quando completou 3 anos teve que passar por uma cirurgia para colocar prótese e poder andar.
A sua inspiração para praticar esportes paralímpicos foi assistindo televisão. Quando passou a assistir o também nadador Clodoaldo Silva nas provas dos Jogos Olímpicos em 2004, acabou se inspirando nele.
Todavia, o esporte almejado por Daniel era inicialmente o basquete. Apenas quando chegou à ADD (Associação Desportiva para Deficientes Físicos) para treinar, viu que seu talento era dentro da piscina.
As conquistas e medalhas de Daniel Dias
Como resultado, em 2005, apenas um ano depois, as medalhas de Daniel Dias já começariam a aparecer em competições nacionais. Já em 2007, nos Jogos Parapan-Americanos, passaria a ter seu nome conhecido mundialmente.
Dias é considerado o maior nome do esporte paralímpico nacional. O atleta competia nas provas de categoria SB5, S5 e SM5. Em se tratando de Paralimpíadas, as medalhas de Daniel Dias no evento são: quatorze ouros, sete pratas e seis bronzes.
Apenas dois nomes na natação paralímpica em toda a história possuem recordes melhores nos Jogos: as americanas Jessica Long (29 medalhas) e Trischa Zorn (55 medalhas). Ademais, vale destacar que Dias é o atleta masculino que mais conquistou medalhas em toda a natação paralímpica e o quarto com mais medalhas de ouro.
Já em outras competições, o nadador também foi bem-sucedido. Em Campeonatos Mundiais, por exemplo, somou 40 medalhas ao todo, com 31 de ouro. Em Parapan-Americanos, é recordista do evento com 24 medalhas de ouro.
Aposentadoria e vida fora das piscinas
Infelizmente, nada dura para sempre e a carreira de Daniel Dias não é exceção. O nadador saiu das piscinas após as Paralímpiadas de Tóquio, em 2021. Aliás, se aposentou com chave de ouro, conquistando três bronzes no torneio.
Atualmente atua como palestrante motivacional e a sua intenção com o emprego é mostrar como sua vida dentro do esporte foi um grande processo de superação. Além disso, em 2014, fundou também o Instituto Daniel Dias, na cidade de Bragança Paulista, para praticar a inclusão no esporte.
Em entrevista fornecida ao UOL em março do ano passado, revelou que: “A transição não é fácil. Quando saí do alto rendimento, passei a ter outra agenda, uma rotina dinâmica e diferente. Hoje, dou palestra, cuido do meu instituto, mas assistir às competições ainda dão aquela sensaçãozinha de ‘eu poderia estar lá'”.