Maria Paula Heitmann é um dos nomes que representam o Brasil na natação por revezamento. Ela é parte da equipe feminina de revezamento, que infelizmente deixou os Jogos Olímpicos de 2024 no dia 27 de julho, evento que oficialmente iniciou no dia 26. A seguir, entenda quem é Heitmann e qual foi sua trajetória na natação até agora a seguir.
Carreira de Maria Paula Heitmann na natação
Ela participou da Universíade de Verão de 2017 em Taipei, Taiwan. No Troféu José Finkel de 2018, quebrou o recorde sul-americano no revezamento 4×200 m livre com um tempo de 7:50.57, com Ana Carolina Vieira, Camila Mello e Andressa Cholodovskis.
Além disso, Maria Paula esteve no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2022, realizado em Budapeste, Hungria. Ela ficou no revezamento 4×200 m livre brasileiro, formado por Heitmann, Giovanna Diamante, Aline Rodrigues e Stephanie Balduccini. A equipe terminou em sexto lugar, com um tempo de 7:58.38. Esta foi a melhor colocação do Brasil nesta prova em Mundiais de todos os tempos.
Em 13 de setembro de 2022, no Troféu José Finkel, em Recife, ela quebrou o recorde sul-americano em piscina curta nos 400 m livre, com um tempo de 4:03.45. Aliás, a primeira vez que se classificou para os Jogos Olímpicos foi em 2024.
Conquistas de Maria Paula Heitmann
A atleta brasileira é bastante talentosa, contando com vários títulos em sua carreira. Veja suas principais medalhas até agora:
Jogos Pan-Americanos
- Medalha de prata – 2023 Santiago – 4×200 m livre
Jogos Sul-Americanos
- Medalha de ouro – 2022 Assunção – 400 m livre
- Medalha de ouro – 2022 Assunção – 4×200 m livre
Quem são os convocados da natação do Brasil?
No total, 18 atletas estavam presentes para essa categoria em Paris. Os nomes representando nossa nação foram estes:
- Guilherme Costa
- Maria Fernanda Costa
- Gabrielle Roncatto
- Beatriz Dizotti
- Guilherme Caribé
- Kayky Mota
- Nicolas Albiero
- Stephanie Balduccini
- Maria Paula Heitmann
- Marcelo Chierighini
- Gabriel Santos
- Breno Correia
- Murilo Sartori
- Fernando Scheffer
- Eduardo Moraes
- Ana Carolina Vieira
- Giovana Reis
- Guilherme Basseto
Além disso, vale notar que, ao contrário de outros esportes, há diferentes treinadores para diferentes atletas. Sendo assim, Fernando Possenti é o treinador que ficou responsável por mais atletas, sendo esses Beatriz Dizotti, Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto, Fernando Scheffer.
Os outros técnicos escolhidos foram Rogério Karfunkelstein, Sérgio Onha Marques, Felipe Domingues, André Amendoim, Matt Kedric, Tiago Moreno, Arthur Albiero e Matt Bowe. Vale ressaltar que Karfunkelstein ficou responsável pela atleta Maria Paula Heitmann.
O que aconteceu com a equipe de natação brasileira?
Nosso país está fora das finais da natação no revezamento 4x100m livre. Isso porque o feminino ficou na 12ª colocação, e o masculino, em 10º. Sendo assim, está encerrada a participação de nosso país nessa categoria. Vale notar que os eventos de natação se iniciaram no dia 27 de julho, e as equipes classificadas competirão até o dia 3 de agosto.