Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça Maria Fernanda Costa, candidata a medalha na natação em Paris 2024

Conheça Maria Fernanda Costa, candidata a medalha na natação em Paris 2024

Publicado em:

Última atualização:

O que são cinco segundos na vida de uma pessoa? Para a nadadora Maria Fernanda Costa, foi a diferença para se tornar a nova recordista sul-americana nos 200 m livre feminino. Em um esporte decidido nos milésimos de segundo como a natação, Mafê Costa é uma atleta com evolução impressionante.

Hoje com apenas 21 anos, Maria Fernanda Costa começou a nadar aos 14, em um não muito distante ano de 2016. A carreira não foi fácil e por anos ela não era mais que uma desconhecida na área das piscinas dos grandes campeonatos ao redor do Brasil e do mundo. 

Entre 2021 e 2022, ela começou a se destacar na natação nacional, mas parecia longe da elite nacional do esporte. Para dar uma ideia, no Troféu Brasil de 2022, Maria Fernanda até conquistou uma medalha de prata nos 200 m borboleta, mas não foi muito além disso. Mafê terminou os 400 m livre em sétimo lugar, e foi a nona nos 200 m, passando longe de disputar a final na categoria.

Maria Fernanda Costa: de ilustre desconhecida a recordista

O ponto de virada na carreira da carioca veio, então, em janeiro de 2023, quando ela passou a ter Fernando Possenti como treinador. Considerado um dos melhores do mundo, ele é conhecido pelo trabalho junto a Ana Marcela Cunha, nadadora de águas abertas, ouro na Maratona Aquática na Olimpíada de Tóquio 2020.

Foi a própria Maria Fernanda quem tomou a iniciativa de procurar Possenti a fim de elevar seus resultados dentro da piscina. E a parceria rapidamente deu resultados. Em junho do mesmo ano, os resultados de Mafê no Troféu Brasil 2023 colocaram os holofotes sobre ela. Maria Fernanda Costa foi ouro nos 200 m livre e prata nos 400 m – apenas seis décimos abaixo da então recordista brasileira, Gabrielle Roncatto.

Em seguida, no Troféu José Finkel 2023, quem duvidava do potencial da carioca dissipou qualquer dúvida. Mafê faturou o ouro nos 200 m livre, 400 m livre e 200 m borboleta; além disso, também foi prata nos 100 m livre. 

Por fim, ainda em 2023, ela conquistou mais três medalhas nos Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile. Foram três pratas: nos 200 m livre, nos 400 m livre e no revezamento 4x200m livre.

De olho nos Jogos de Paris 2024

Mas foi no Mundial de Esportes Aquáticos 2024, pouco mais de um ano após o início da parceria com Possenti, que os olhos do mundo se voltaram para Mafê. A brasileira não trouxe nenhuma medalha, mas isso foi o de menos.

A cidade de Doha, no Catar, que sediou o torneio, viu Maria Fernanda Costa quebrar dois recordes sul-americanos. Um deles foi no 400 m livre feminino, em que terminou na quarta colocação com o tempo de 4min02s86. O outro, nos 200 m livre, com o tempo de 1min57s11.

Além dos recordes, os resultados garantiram a Maria Fernanda Costa o índice olímpico. Assim, ela terminou o mundial com vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, Mafê disputará as provas de 200 m e 400 m livre, além dos revezamentos 4x100m e 4x200m livre. 

Os eventos de natação têm início no dia 27 de julho, com a prova de 100 m borboleta feminino. No mesmo dia, Mafê já deve cair na piscina para disputar as baterias dos 400m livre feminino. Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicosde Paris 2024 serão transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com

Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite as partidas. Por fim, as partidas e competições podem ser acompanhadas online por meio da CazéTV.