Com a chegada das Olimpíadas de Paris 2024, várias modalidades chamam a atenção do público e, principalmente, dos fãs de esportes olímpicos. Dessa forma, a competição de nível mundial abre espaço para que se fale sobre esportes mais alternativos. O tiro com arco, por exemplo, é uma atividade que exige concentração e pontaria, algo que o brasileiro Marcus D’Almeida tem de sobra, o que justifica suas conquistas ao longo dos anos.
Quem é Marcus D’Almeida?
Marcus Vinícius D’Almeida é um atleta nascido em 30 de janeiro de 1998, no Rio de Janeiro. O início da carreira de Marcus se deu logo que ele disputou seu primeiro campeonato internacional em 2013.
No ano seguinte, o brasileiro conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos. Em 2015, então, participou dos Jogos Pan-Americanos e ganhou uma medalha de bronze em equipe. Na edição de 2019 do Pan, ele voltou a subir ao pódio e recebeu uma medalha de prata.
O ano de 2021 deu a Marcus D’Almeida algumas das suas maiores conquistas no tiro com arco. Naquele ano, o atleta foi vice-campeão mundial, se tornando o único brasileiro a receber uma medalha no Campeonato Mundial de Tiro com Arco.
Disputando competições na categoria de arco recurvo, Marcus quebrou outro recorde ao se colocar em primeiro lugar no ranking mundial da modalidade. Em agosto de 2023, então, ele carimbou sua passagem para Paris 2024 após conquistar um bronze no mundial. No mês seguinte, foi campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco.
Saiba quais são as conquistas de Marcus D’Almeida no Tiro com Arco
Marcus d’Almeida disputou os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Nanquim 2014, competição da qual levou uma prata individual. Ainda em 2014, ganhou três ouros nos Jogos Sul-Americanos disputando três categorias diferentes: individual, equipe masculina e equipe mista. Levou também uma prata individual em Lausana, Suíça.
Além disso, participou do Campeonato Mundial da Juventude de Yankton, nos Estados Unidos, em 2015, no qual recebeu um ouro individual e um bronze em equipe masculina. Ainda naquele ano, conquistou um ouro individual e um bronze em equipe, e um bronze em equipe no Pan de Toronto, no Canadá.
Em 2018, Marcus d’Almeida, levou uma prata no Campeonato Pan-Americano de Medellín com equipe mista. Posteriormente, venceu ainda uma prata nos Pan de 2019 no Chile.
Mais tarde, em 2021, o atleta conquistou uma prata em Monterrey 2021 no individual, além de dois ouros em equipe masculina e mista. Ainda sobre as disputas de Campeonato Pan-Americano, o arqueiro recebeu uma medalha de ouro em 2022, em edição disputada em Santiago, no Chile.
O 2023 do “Robin Wood Brasileiro”
Em 2023, por fim, Marcus d’Almeida ampliou suas conquistas no tiro com arco ao conquistar um bronze (equipe masculina) e uma prata (equipe mista) nos Jogos Pan-Americanos. Em disputa pela Copa do Mundo de Tiro com Arco, ele recebeu ainda um ouro em Hermosilio, no México, além de um bronze individual em Berlim, na Alemanha, no Campeonato Mundial da modalidade.