Manoel Messias é o competidor mais completo de todas as modalidades esportivas. O triatleta precisa dominar a natação, o ciclismo e a corrida, tudo isso em uma só prova. O cearense de 27 anos tem duas participações em Jogos Olímpicos na carreira, além de dois ouros em Pan-Americanos. Aliás, o novo ciclo brasileiro da categoria também conta com grandes talentos. Conheça a trajetória do triatleta e os principais triunfos.
Manoel competiu com a bandeira brasileira nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024. Não voltou com medalhas, mas conquistou experiência e a oportunidade de disputar lado a lado com os maiores do mundo.
Carreira de Manoel Messias
Projetos sociais têm um grande impacto na formação de atletas brasileiros. Eles impulsionam a prática do esporte e ajudam a revelar grandes talentos ao mundo. Com Manoel Messias, o principal representante do triatlo do Brasil, não foi diferente. O jovem teve contato com a modalidade pela primeira vez em um projeto social de Fortaleza, cidade onde nasceu.
Em entrevista ao canal Mundo Tri, no YouTube, o atleta revelou que conheceu o projeto porque era próximo da sua casa. Em 2009, começou a praticar o triatlo como uma brincadeira, mas, instantaneamente, gostou e se identificou com o esporte. Daí, entrou para as categorias de base do núcleo e foi se desenvolvendo pouco a pouco.
Não demorou para Manoel integrar a equipe de alto rendimento de Fortaleza em 2012. Passou a treinar de domingo a domingo, a ter cuidados com a alimentação e a se preparar como um profissional. O garoto, então, estreou em torneios regionais e nacionais.
No final de 2012, sua carreira tomou um rumo inesperado. Durante uma prova no Campeonato Brasileiro, o cearense foi convidado pelo técnico Eduardo Braz a entrar para a equipe de base do SESI, de São Paulo. A família de Manoel conversou com o treinador e, assim, o rapaz aceitou o convite.
Manoel Messias se tornou um integrante do SESI em 2013, time em que permanece até hoje. Considerado um atleta de elite, o brasileiro segue competindo em campeonatos nacionais e internacionais.
Participações em olimpíadas
Aos 25 anos, Manoel participou da sua primeira olimpíada. Viajou até Tóquio, no Japão, para disputar o individual masculino no triatlo. Na delegação, também estavam Vittoria Lopes e Luisa Baptista.
Com o tempo de 1:48:11, Manoel terminou em 20º lugar na classificação. Ficou longe do pódio, mas saiu feliz pela chance de participar e estar ao lado de ídolos do esporte.
A segunda participação de Manoel nos Jogos Olímpicos veio em 2024, em Paris, com Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold e Miguel Hidalgo. O cearense disputou o individual masculino, mas finalizou na 45ª posição. O atleta também competiu no revezamento misto junto a Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes. A equipe brasileira obteve a oitava posição, um ótimo desempenho que dá esperanças de conquistas melhores futuramente.
Conquistas do atleta
O cearense é um triatleta vitorioso. Em seu currículo, coleciona o título do Campeonato Mundial Júnior do Triatlo, além de vice-campeonato do Mundial Sub-23 da modalidade. Aliás, Manoel foi o primeiro brasileiro a chegar em terceiro lugar do Circuito Mundial Elite em Cagliari 2022, de acordo com informações do SESI.
No Circuito Mundial Elite em Montreal 2023, o atleta terminou em segundo lugar. Já na edição de Abu Dhabi, ficou com o bronze. No mesmo ano, segundo o SESI, Manoel Messias conquistou o ouro no Campeonato Mundial de Triathlon, na etapa de Viña del Mar, no Chile.
O triatleta também contabiliza a medalha de prata no individual masculino no Pan de Lima 2019; o ouro no revezamento misto também em Lima; e o ouro no Pan de Santiago 2023 no revezamento misto.