Ganhar uma medalha olímpica é o sonho de todo atleta. Alguns esportistas, entretanto, já subiram ao pódio duas, três e até quatro vezes na carreira. Mas quem é o maior medalhista olímpico do Brasil na história? O país tem 24 participações em Jogos Olímpicos de Verão, o evento mais importante do mundo esportivo.
Quem é o maior medalhista olímpico do Brasil?
A maior medalhista olímpica do Brasil é Rebeca Andrade, atleta da ginástica artística, com seis conquistas. Após os Jogos de Paris, a lista sofreu uma reviravolta impressionante: a ginasta ultrapassou Robert Scheidt e Torben Grael, da vela, com cinco cada, e, assim, se tornou a esportista que mais vezes subiu ao pódio.
Rebeca é dona de seis medalhas, sendo dois ouros, três pratas e um bronze. A primeira vitória veio nos Jogos de Tóquio, em 2021, com o ouro no salto e a prata no individual geral. Mesmo sem Simone Biles na disputa, a brasileira conseguiu superar grandes nomes da modalidade e consagrar-se como uma das potências da ginástica.
Em Paris, a atleta veio com mais fome de medalhas. Ao lado de Flávia Saraiva, Júlia Soares, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira, conquistou o bronze inédito na competição por equipes.
No individual geral, em que a ginasta compete em todos os aparelhos e todas as notas são somadas em uma só, Rebeca Andrade ficou em segundo lugar, com a prata no pescoço. No salto, a paulista também ficou em segundo lugar, atrás de Simone Biles, dos Estados Unidos.
A surpresa veio no solo, um dos pontos fortes de Rebeca. A brasileira tirou a nota 14.166 e ultrapassou as adversárias para permanecer na primeira colocação. Ao fim da final, ouviu o hino brasileiro do lugar mais alto do pódio, com o ouro no peito.
Dessa maneira, Rebeca Andrade é a maior medalhista olímpica do Brasil.
Robert e Torben, dois bicampeões olímpicos, têm cinco medalhas cada, mas Robert leva vantagem, porque tem duas pratas, contra uma de Torben. No bronze é o inverso. Por outro lado, Scheidt tem sete participações em olimpíadas, enquanto Grael soma seis.
Confira as conquistas da maior medalhista do Brasil:
Rebeca Andrade
- Ouro nos Jogos de Tóquio – Salto
- Prata nos Jogos de Tóquio – Individual geral
- Ouro nos Jogos de Paris – Solo
- Prata nos Jogos de Paris – Individual Geral
- Prata nos Jogos de Paris – Salto
- Bronze nos Jogos de Paris – Equipes
Outros vencedores nas olimpíadas
Você descobriu quem é o maior medalhista olímpico do Brasil, mas pensa que acabou? Tem mais! A lista de atletas que possuem duas ou mais medalhas em Jogos Olímpicos conta com jogador de vôlei, canoagem, natação e até hipismo.
Serginho (vôlei), Isaquias Queiroz (canoagem), e Gustavo Borges (natação), são donos de quatro medalhas olímpicas. O ex-atleta do vôlei tem dois ouros contra um do canoísta, mas Isaquias terá a chance de ultrapassar Serginho e, quem sabe, subir uma posição no ranking de maiores brasileiros olímpicos em Paris.
Gustavo Borges, por outro lado, não tem ouro. O nadador subiu ao pódio com a prata em Barcelona, a prata e o bronze em Atlanta e, por fim, o bronze no revezamento em Sydney.
Bruninho, Rodrigo Pessoa, César Cielo, Giba, Fofão, a dupla Ricardo e Emanuel do vôlei de praia, e Marcelo Ferreira possuem três medalhas olímpicas. Já Neymar, Marta, Rebecca Andrade, Thiago Braz, Arthur Zanetti e Adhemar Ferreira da Silva somam duas.
Desse modo, confira os números dos brasileiros com mais medalhas.
Robert Scheidt:
- Ouro em Atlanta – Laser
- Prata em Sydney – Laser
- Ouro em Atenas – Laser
- Prata em Pequim – Star
- Bronze em Londres – Star
Torben Grael:
- Prata em Los Angeles – Soling
- Bronze em Seul – Star
- Ouro em Atlanta – Star
- Bronze em Sydney – Star
- Ouro em Atenas – Star
Serginho – Vôlei:
- Ouro em Atenas
- Prata em Pequim
- Prata em Londres
- Ouro no Rio de Janeiro
Isaquias Queiroz – Canoagem
- 2 pratas no Rio de Janeiro
- 1 bronze no Rio de Janeiro
- 1 ouro em Tóquio
Gustavo Borges – Natação:
- Prata em Barcelona
- Prata em Atlanta
- Bronz em Atlanta
- Bronze em Sydney
Bruninho – Vôlei:
- Prata em Pequim
- Prata em Londres
- Ouro no Rio de Janeiro
Rodrigo de Paula Pessoa – Hipismo
- Bronze em Atlanta
- Bronze em Sydney
- Ouro em Atenas
Cesar Cielo – Natação
- Ouro em Pequim
- Bronze em Pequim
- Bronze em Londres
Quantas vezes o Brasil ganhou medalha de ouro?
Em 24 participações, o Brasil conquistou 161 medalhas, sendo 39 de ouro, 46 de prata e 76 de bronze.
Nenhum brasileiro tem três ou mais medalhas de ouro. Por outro lado, José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Brasileira de vôlei feminino, possui três conquistas douradas. Subiu no lugar mais alto do pódio em 1992, com a Seleção Masculina, e em 2008 e 2012 com a Feminina, além da prata em 2020.
O problema é que treinadores não entram na conta de medalhistas olímpicos.
Outro técnico vitorioso é Bernardinho, com seis medalhas. À frente da Seleção Feminina o profissional ganhou o bronze em 1996 e 2000, enquanto com a Masculina herdou o ouro em 2004 e 2016, além da prata em 2008 e 2012.