Com apenas 21 anos, Mafê Costa tem chamado a atenção por onde nada. A atleta brasileira já quebrou inúmeros recordes sul-americanos no esporte, além de ter conquistado medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Sabendo disso, confira quem é Mafê Costa e por quais motivos ela tem sido destaque na natação.
Quem é Mafê Costa, destaque da natação?
Nascida no Rio de Janeiro, em 05 de setembro de 2002, Maria Fernanda de Oliveira da Silva Costa é Mafê, destaque da natação brasileira nos últimos anos. A atleta era desconhecida até pouco tempo, uma vez que começou no esporte com 14 anos, mas teve sua vida mudada a partir do momento que passou a treinar com Fernando Possenti. Em entrevistas, a nadadora sempre comenta como teve a iniciativa para falar com o treinador e celebra a oportunidade que conquistou há pouco mais de um ano.
Vale observar que Fernando Possenti foi técnico de Ana Marcela Cunha, veterana nas águas Brasil afora. Com o novo comandante, Mafê já apresentou evolução considerável, tendo, por exemplo, baixado de 4 minutos e 17 segundos para 4m2s nos 400 m livres. A atleta tem treinado não só com ele, bem como sua colega de revezamento, Gabriela Roncatto, e com o medalhista Fernando Scheffer.
Carreira
A carreira de Mafê Costa começou a ter destaque a partir do Campeonato Mundial Júnior de Natação, realizado pela FINA em 2019. Recentemente, no entanto, a nadadora passou a ter mais prestígio ao vencer competições importantes do esporte. Por exemplo, junho de 2023 marcou uma vitória no Troféu Brasil, tendo atingido 1 minuto, 57 segundos e 76 milésimos nos 200 m livres, e 4m06s85 nos 400 m livres.
Ainda em 2023, Mafê conquistou três medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A nadadora atingiu o tempo de 4m06s68 nos 400 m livres feminino e 1m58s12 nos 200m livres feminino. Além disso, participou e conquistou o terceiro lugar no revezamento 4x200m livres. Como resultado, Mafê Costa mostrou as razões pelas quais tem sido o principal destaque da natação no Brasil.
Mafê e o ano de 2024
O ano de 2024 começou positivo para Mafê. Isso porque a nadadora quebrou um recorde sul-americano no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, atingindo 4m05s52 nos 400 m livres. Na final, a brasileira bateu novamente a marca, desta vez com 4m02s86, terminando na quarta colocação geral.
Nos 200 m livres, por outro lado, ela atingiu 1m57s11 nas semifinais, tempo esse que deu a ela o melhor desempenho do Brasil na prova. A atleta teria ainda outra apresentação mais do que positiva no revezamento 4x200m livres, tendo alcançado o quarto lugar ao lado de Stephanie Balduccini, Aline Rodrigues e Gabrielle Roncatto.
Durante o mês de maio, então, Mafê Costa seguiu fazendo sucesso na natação. A nadadora representou o Brasil no Mundial de Doha, no Catar, e atingiu três finais. Nessa edição do torneio, ela também quebrou recordes sul-americanos, além de ter conquistado dois índices olímpicos.
Aliás, como resultado, Mafê Costa arrumou suas malas rumo às provas de natação nos Jogos Olímpicos 2024. Já em solo francês, a atleta disputou os 200 metros e chegou até as semifinais, mas terminou em 11° lugar, com tempo de conclusão de 1min56.89. Nos 400m, ela acabou sendo a sétima, com tempo de 4min03.53. Por fim, no último dia 02 de agosto, ela disputou os 800 metros, tendo terminado na sexta posição.