Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Quais as regras do Luge? Conheça um dos esportes mais radicais dos Jogos Olímpicos de Inverno 

Quais as regras do Luge? Conheça um dos esportes mais radicais dos Jogos Olímpicos de Inverno 

Publicado em:

Última atualização:

Com a fama de ser um dos esportes de inverno mais perigosos e sendo o esporte de maior velocidade no gelo, o luge tem origem suíça e se desenvolveu no país ainda no século XVI como um meio de transporte. 

Porém, as primeiras trilhas de trenó só foram construídas 300 anos depois, quando os hoteleiros suíços procuravam uma forma de satisfazer turistas que buscavam mais emoção na região. 

Desse modo, realizaram a primeira corrida em Davos, em 1883. Os concorrentes precisaram deslizar sobre uma estrada gelada de 4 km entre a cidade de Davos e o vilarejo de Klosters. 

Enquanto isso, o primeiro Campeonato Mundial ocorreu em 1955 e a estreia do esporte nos Jogos Olímpicos de Inverno aconteceu nove anos depois nos Jogos de 1964 em Innsbruck, na Áustria. 

O que é o luge e como o esporte funciona? 

O luge é um esporte parecido com o skeleton, já que ambos são disputados em cima de um trenó. A principal diferença é que o atleta de luge desce a pista com as costas em cima do trenó e a cabeça para trás.

Ou seja, não há como ter uma visão completa da pista.

De modo resumido, no início de um curso de trenó existe um cabo em cada lâmina da pista. Com isso, o atleta precisa agarrar os cabos e rochas para frente e para trás a fim de criar impulso para a partida. 

A partir disso, o deslizador precisa chegar até a linha de chegada sem cair ou abandonar o trenó no menor tempo possível. Afinal, o esporte é cronometrado para contar cada milésimo de segundo. 

Como cada trilha de trenó é diferente, os deslizadores levam quantidades diferentes de tempo para chegar até o fim. Portanto, não há recordes mundiais de trenó, apenas recordes por cada percurso feito. 

Quais são as principais regras do luge? 

Principalmente por possuir um caráter radical, o regulamento e as regras do luge existem para garantir o fair play e a segurança de todos os participantes. 

Dito isso, para participar de uma competição do esporte é preciso adquirir uma licença da FIL — International Luge Federation —, e também atender a todos os requisitos técnicos para o manejo da pista. 

Além disso, todos os atletas devem usar equipamento de segurança da FIL e os trenós só podem pesar de 21 a 25 kg para um único trenó e de 25 a 30 kg para um trenó duplo. 

Nos Jogos Olímpicos de Inverno, a competição possui quatro descidas. Vence quem tiver o menor tempo.  

Qual é o equipamento usado no esporte?  

As regras do luge exigem uma série de equipamentos obrigatórios para manter a segurança dos atletas que podem chegar a até 145 km/h: 

  • capacete aerodinâmico;
  • botas de alta resistência para o impacto com a pista;
  • visores e luvas com microagulhas para causar atrito no chão durante a largada e aumentar a velocidade.

Como é a pista de luge?  

A pista do luge possui uma superfície muito firme que permite que os atletas desçam pela pista em altas velocidades. A separação dos trilhos é entre naturais e artificiais. 

A pista natural é feita de neve embalada e gelo. Sendo assim, sua inclinação não é maior que 1,5% e, portanto, a cada 100 pés de pista a mudança de elevação máxima é de um pé e meio. 

Enquanto isso, a pista artificial é mais íngreme e tem curvas mais elevadas. Além disso, possui uma inclinação média de 8 a 11%.