Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Veja quem é o remador Lucas Verthein

Veja quem é o remador Lucas Verthein

Publicado em:

Última atualização:

O remo não é uma das modalidades em que o Brasil geralmente se sobressai em relação às demais. No entanto, Lucas Verthein é um nome que pode colocar o país no radar do esporte em definitivo. A promessa de 26 anos já havia feito um ótimo torneio olímpico em Tóquio e tinha expectativas altas para Paris. Vale destacar que o Brasil ficou apenas fora de uma edição da modalidade desde os Jogos de 1920, na Antuérpia, quando o remo estreou nos Jogos. No entanto, o país ainda não conseguiu obter resultados expressivos no esporte.

Mas afinal, quais foram as provas? E quais outros brasileiros disputaram a competição? Caso você queira entender melhor, não deixe de ler o texto abaixo. Vamos também explorar um pouco da biografia de Lucas no esporte.

O começo de Lucas Verthein no remo

Antes de tudo, é legal entender como foi o início da trajetória de Lucas Verthein na modalidade.

Nascido no Rio de Janeiro em 1998, o atleta, quando jovem, tinha como seu passatempo ficar em casa e jogar videogame. No entanto, aos 14 anos, em um certo dia foi chamado por seu amigo para vê-lo treinar remo no Botafogo. Ele aceitou e, com isso, passou a adquirir bastante interesse pelo remo. Tanto que o próprio Lucas entrou em uma das embarcações naquele momento.

Após isso, o agora remador passou a treinar constantemente e os resultados vieram de maneira gradual. Primeiro, uma medalha de bronze no Pan Júnior, outro bronze nos Pan-Americanos de 2019, heptacampeonato sul-americano e, por fim, semifinais nos Jogos Olímpicos em 2021.

Em 2023, ele conseguiu o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Isso quebrou um longo tabu, visto que o país não ocupava o lugar mais alto no pódio no esporte na competição desde 1987.

Somado a isso, esse ano obteve novamente a classificação para a Olimpíada no skiff simples masculino.

O desempenho de Lucas até agora

No dia 27 de julho, Lucas Verthein iniciou sua participação na prova de remo skiff e conseguiu avançar até a segunda rodada.

Todavia, no dia 30, ele não ficou na colocação necessária para disputar o pódio. Com o resultado que conquistou, portanto, Lucas voltou para a água no fim de semana somente para disputar o décimo-terceiro lugar. No geral, acabou ficando na décima-quinta posição.

Influência de John Textor

Para os torcedores do Botafogo, uma curiosidade interessante a se apontar é a influência que o presidente do clube, John Textor, teve na campanha de Lucas.

O dirigente botafoguense foi quem adquiriu o barco de R$112 mil usado por Verthein no torneio. Ele é de fibra de carbono e possui uma grande tecnologia aerodinâmica por trás.

Existem outros brasileiros além de Lucas Verthein?

Sim, é Beatriz Tavares, representante brasileira no remo feminino. Ela fez sua estreia olímpica no evento também no dia 27 e, assim como Lucas, terminou o evento na décima-quinta posição em sua categoria.

Onde assistir aos Jogos?

Para quem tem interesse em outras modalidades, basta se conectar a um dos vários lugares que transmitem a Olimpíada de 2024. São eles: CazéTV, site Olympics.com e canais da TV Globo.