De fato, a Seleção Sérvia de Basquete vem para as Olimpíadas de Paris com a missão de se destacar nas quadras. Após ficarem de fora da última edição das Olimpíadas, o cenário atual parece mais favorável aos sérvios.
Porém, alguns fatores podem pesar no objetivo da Sérvia de retomar seu destaque no basquete internacional. Confira mais sobre o momento atual da Seleção Sérvia de Basquete nas Olimpíadas de 2024:
Convocação
Primeiramente, a convocação do técnico Svetislav Pešić reúne um elenco mais experiente, com média de idade de 27 anos. Dos 16 convocados, cinco atuam na NBA, enquanto outros cinco estão em clubes da Sérvia. Os demais representam equipes da Alemanha, Espanha, Grécia, Rússia e Turquia.
O jogador mais velho da equipe é o ala Vladimir Lučić, com 35 anos. Ele faz parte das listas de convocação da seleção desde a categoria Sub-20 e atualmente defende o Bayern de Munique, na Alemanha.
Na contramão, aos 21 anos, Nikola Jokić assume o papel de jogador mais novo da equipe. Também na posição de ala, Jović atua no Miami Heat (NBA) e estreou na seleção principal em 2022.
Dentre os convocados, sem dúvidas o maior destaque fica por conta de Nikola Jokić. Aos 29 anos, a estrela do time ganhou recentemente o prêmio de MVP da NBA. Tal premiação lhe confere o título de Jogador Mais Valioso da temporada 23-24, o que aumenta as expectativas da sua participação nos jogos.
Veja a lista completa dos 16 convocados da Seleção Sérvia de Basquete nas Olimpíadas de 2024:
Armadores
- Aleksa Avramović: 29 anos, Sérvia;
- Bogdan Bogdanović: 31 anos, Sérvia;
- Marko Gudurić: 29 anos, Sérvia;
- Ognjen Dobrić: 29 anos, Sérvia;
- Ognjen Jaramaz: 28 anos, Sérvia;
- Vasilije Micić: 30 anos, Sérvia.
Alas
- Aleksej Pokuševski: 22 anos, Sérvia;
- Dejan Davidovac: 29 anos, Sérvia;
- Filip Petrušev: 24 anos, Sérvia;
- Nikola Jović: 21 anos, Sérvia;
- Vanja Marinković: 27 anos, Sérvia;
- Vladimir Lučić: 35 anos, Sérvia.
Pivôs
- Dušan Ristić: 28 anos, Sérvia;
- Nikola Jokić: 29 anos, Sérvia;
- Nikola Milutinov: 29 anos, Sérvia;
- Uroš Plavšić: 25 anos, Sérvia.
Histórico
A Seleção Sérvia possui um histórico que a coloca em uma posição de destaque no basquete internacional. Isto é, a história da equipe remonta à vitoriosa Seleção da (agora extinta) Iugoslávia, da qual o estado sérvio fazia parte.
Posteriormente, após o fim da Iugoslávia, a melhor fase da seleção ocorreu entre 1995 e 2002. Neste período, a equipe era formada pela união dos estados da Sérvia e Montenegro e ficou conhecida como a “geração de ouro”.
Desde 2006, com a independência de Montenegro, a Seleção Sérvia seguiu seu caminho de forma independente. Ainda que não tenha recuperado os bons resultados, vivenciou boas fases, sobretudo entre os anos de 2014 e 2019.
Conquistas
Com medalhas nas principais competições do esporte, a equipe já conquistou duas medalhas olímpicas de prata, nas edições de 1996 e 2016. Além disso, se consagrou duas vezes campeã do mundo, em 1998 e 2002, além de garantir a prata em 2014 e 2023.
Já no EuroBasket, a Seleção Sérvia possui uma tradição notável, com 6 medalhas no total: 3 de ouro (1996, 1997 e 2001); duas de prata (2009 e 2017); e uma de bronze (1999).
Ademais, os sérvios também já ganharam medalhas em duas edições dos Jogos do Mediterrâneo, sendo a de bronze em 1997 e a de prata em 2013.
Panorama atual da seleção
A conquista da prata na Copa do Mundo de Basquete Masculino 2023 faz com que uma medalha olímpica não aparente ser um sonho tão distante.
No entanto, a temporada pré-olímpica sérvia pode ter moderado o otimismo da equipe. Apesar dos excelentes resultados do último ano, os quatro primeiros amistosos antes do início das Olimpíadas terminaram em duas derrotas para a seleção.
Além disso, em especial, a derrota para os Estados Unidos, por 105 a 79, é capaz de ter balançado um pouco a confiança dos sérvios.
Ainda assim, a forte tradição no esporte e a presença de um dos melhores jogadores do mundo podem ser fatores decisivos dentro de quadra.
Olimpíadas 2024
A Seleção Sérvia de basquete estreia no dia 28 de julho nas Olimpíadas de Paris. A equipe faz parte do Grupo C e a primeira partida será justamente contra os Estados Unidos.
Além dos norte-americanos, os europeus ainda enfrentam Porto-Rico e Sudão do Sul. Caso avancem na competição, os adversários serão sorteados.
A final do basquete masculino do torneio está agendada para o dia 10 de agosto, mesma data em que ocorre a decisão do terceiro lugar.