O judô é um dos esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil em eventos olímpicos e é uma modalidade em que o país, muitas vezes, conseguiu se sobressair sobre os demais. No entanto, na Olimpíada em 2020, não conquistamos nenhum ouro durante o campeonato e, com isso, Paris pode ser uma boa oportunidade de redenção para os atletas. Todavia, infelizmente já não poderemos contar com a judoca Rafaela Silva, que sofreu eliminação nesta segunda (29).
Mas afinal, como foi sua performance nessa competição? Leia o texto a seguir para descobrir. Além disso, confira a programação do judô para a Olimpíada e veja outros atletas que estão participando do esporte.
Os outros judocas brasileiros além de Rafaela Silva
Antes de tudo, é preciso conhecer quantos atletas irão competir nos Jogos para entender o panorama da competição. Ao todo, 327 nomes, entre homens e mulheres, se classificaram na modalidade. O Brasil por si só possui 13 integrantes, sete homens e seis mulheres. Nos Jogos de Tóquio, o país levou exatamente o mesmo número de atletas. Os nomes para a edição de 2024 foram:
- Willian Lima;
- Daniel Cargnin;
- Guilherme Schimidt;
- Rafael Macedo;
- Leonardo Gonçalves;
- Rafael Silva;
- Michel Augusto;
- Larissa Pimenta;
- Rafaela Silva;
- Mayra Aguiar;
- Beatriz Souza ;
- Natasha Ferreira;
- Ketleyn Quadros.
Além disso, vale também destacar que os países que mais possuem representantes são Japão e França. Os asiáticos e os europeus contam com nada menos que 14 representantes cada. Aliás, são as únicas duas nações que estarão presentes na disputa de todas as categorias.
Regulamento e pontuação
As regras do judô na Olimpíada seguem as dos outros torneios da modalidade. Dessa forma, para aqueles que são fãs do esporte, não será necessário se adaptar a um novo formato.
Os competidores irão disputar duelos de quatro minutos e aquele que tiver maior pontuação nesse tempo vence. No caso, a pontuação é feita de acordo com os golpes aplicados pelos judocas. Com isso, o Waza-ri vale 10 pontos e o Ippon vale 100.
Como Rafaela Silva foi eliminada?
A judoca Rafaela Silva disputou a categoria de 57kg nos Jogos e ela era uma das grandes favoritas a estar no pódio no final do evento. Afinal, além da medalha em 2016, sua performance recente tem sido boa e, inclusive, foi campeã mundial em 2022. Em 2024, no último Grand Slam que disputou, Rafaela ficou na segunda colocação.
Infelizmente, a atleta bateu na trave e ficou na quarta colocação geral. Nesta segunda (29), ela foi derrotada pela japonesa Haruka Funakubo, que ficou com o bronze após a brasileira aplicar um golpe ilegal no duelo.
Em entrevista dada à Globo, ela chegou a se emocionar com a medalha perdida: “A medalha ficou no detalhe. E, no meu detalhe, acabei falhando e estou indo embora.”
Quando o judô acaba?
A judoca Rafaela Silva perdeu sua oportunidade de medalha na disputa individual, entretanto, existem outros brasileiros que ainda estão na briga pelo ouro na modalidade. Isso porque o campeonato de judô terá o seu término apenas no dia 3 de agosto.
Você pode acompanhar ao vivo as lutas de outros atletas, incluindo as de brasileiros, em vários lugares diferentes: CazéTV, plataformas da TV Globo e Olympics.com.