Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Jucilene de Lima é chance de medalha no lançamento de dardo em Paris

Jucilene de Lima é chance de medalha no lançamento de dardo em Paris

Publicado em:

Última atualização:

A cidade de Taperoá, na Paraíba, não é apenas cenário das aventuras de Chicó e João Grilo na obra de Ariano Suassuna. É de lá que vem Jucilene de Lima, integrante da seleção brasileira de atletismo, que compete nos Jogos de Paris na modalidade lançamento de dardo.

A entrada de Jucilene no mundo do atletismo foi natural: ela é a caçula de cinco filhas, das quais apenas uma não seguiu no esporte. Ela, inclusive, começou indo aos treinos com a irmã como brincadeira, apenas para não ficar sozinha em casa, aos sete anos. Mas logo Jucilene entrou para a escolinha de atletismo em João Pessoa e, depois que conheceu o lançamento de dardos, se apaixonou pela modalidade. 

Aos 13 anos, Jucilene se destacou em um campeonato local, assim, recebeu um convite para ir treinar em São Paulo. Ela se mudou, então, para a capital paulista e se dedicou aos treinos. Em 2004, ela conquistou seu primeiro ouro em Guayaquil, após vencer o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Atletismo. 

Na modalidade juvenil, inclusive, a paraibana tem quatro medalhas de ouro. Seu primeiro grande evento internacional na categoria adulta foi o Sul-Americano Sub-23 de Atletismo, em Lima, no Peru, onde ela ficou com o bronze. 

Em 2013, Jucilene representou o Brasil pela primeira vez em um Campeonato Mundial de Atletismo. Ainda que não tenha avançado para as finais, muitas outras conquistas ainda estavam por vir. Dois anos depois, em 2015, Jucilene de Lima foi bronze nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, e prata nos Jogos Mundiais Militares. 

A história olímpica de Jucilene de Lima

A estrada para sua primeira participação olímpica em Tóquio, em 2020, não foi das mais fáceis. Mesmo tendo atingido a elite da modalidade no Brasil e no continente, ela sofreu com um problema nas costas. Assim, Jucilene participou de menos competições do que queria e não obteve o índice olímpico. 

No entanto, seu desempenho ao longo das provas que participou lhe renderam uma boa classificação no ranking mundial do lançamento de dardos. Com isso, ela conquistou a sonhada vaga olímpica. Em sua primeira participação, contudo, não avançou na competição. Enquanto apenas as 12 melhores seguem para a final, Jucilene ficou apenas na 15ª colocação.

Em 2023, Jucilene de Lima se tornou a primeira brasileira a chegar até a final no Mundial de Atletismo, em Budapeste. No entanto, não avançou para a última etapa, terminando em oitavo lugar – melhor posição da história do Brasil nessa modalidade em Mundiais.

Atualmente a décima melhor do mundo, para os Jogos Olímpicos de 2024, a taperoense também garantiu presença por meio do ranking e seus 1.290 pontos. Os eventos de Atletismo em Paris começam no dia 01 de agosto, enquanto as classificatórias do lançamento de dardos feminino acontecem em 7 de agosto. 

Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicos 2024 serão transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite as partidas. Por fim, as partidas e competições podem ser acompanhadas online por meio da CazéTV.