Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 para 2021 por conta da pandemia da Covid-19, muitos se perguntam se essa foi a primeira vez na história das Olimpíadas que isso aconteceu.
Foi a primeira vez que adiaram os jogos, mas não a primeira em que alguma crise global influenciou a realização do evento, como nos Jogos Olímpicos de 1916, 1940 e 1944.
Como se pode imaginar pelas datas, essas edições foram canceladas por conta da Primeira e da Segunda Guerra Mundial. Ambas foram responsáveis por arrasar a Europa e grande parte do mundo no século anterior.
Como aconteceu o cancelamento dos Jogos Olímpicos de 1916?
A sexta edição das Olimpíadas naquela época, a organização dos Jogos Olímpicos de 1916 se tornou responsabilidade de Berlim, na Alemanha. Foi uma escolha feita para demonstrar o poder do império alemão, que tinha como líder Kaiser Guilherme II na época.
A seleção da cidade sede ocorreu em 1912. Aliás, a própria Berlim já tinha o Deutsches Stadion, ou então, Estádio Alemão, construído para receber mais de 60 mil pessoas, algo até então grandioso para a época.
Porém, em 1914, os primeiros conflitos da Primeira Guerra Mundial aconteceram. Então, a Alemanha ficou como inimiga de outras potências da Europa, como o Reino Unido e a França.
Dito isso, as autoridades olímpicas da época pensaram que haveria tempo para que os Jogos Olímpicos de 1916 ocorresse normalmente. Isso porque elas não acreditavam que o conflito duraria por tanto tempo.
Mas, como a Primeira Guerra Mundial estendeu-se até 1918, obviamente não teve como Berlim nem qualquer outra cidade sediar as Olimpíadas.
Além disso, aqueles que perderam a guerra, como a própria Alemanha, ficaram impedidos de participar dos Jogos depois do fim do confronto. Desse modo, a cidade que escolheram para sediar foi Antuérpia, na Bélgica, em 1920.
Inclusive, esta foi a primeira edição em que o Brasil participou e conquistou suas primeiras medalhas.
Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920
Depois do cancelamento dos Jogos Olímpicos de 1916, as Olimpíadas de Antuérpia aconteceram entre os dias 20 de abril (abertura) e 12 de setembro (encerramento), na Bélgica. A cidade foi escolhida em forma de homenagem ao sofrimento do povo belga durante a guerra.
A competição contou com atletas de 29 países, num total de 2.561 homens e apenas 65 mulheres que participaram em 24 esportes, num total de 156 eventos.
Além de o Brasil participar nos Jogos pela primeira vez, a Tchecoslováquia, a Estônia, a Iugoslávia e o Mônaco também fizeram sua estreia na competição.
Também foi a primeira vez em que se hasteou a bandeira olímpica — branca com cinco anéis no centro que representam os cinco continentes.
Além disso, houve a solta de pombos para simbolizar a paz e a realização do juramento dos atletas. Na época, o jogador de polo aquático Victor Boin ficou como responsável pela leitura.
Por fim, vale ressaltar que tanto a Alemanha, quanto a Áustria, a Hungria, a Bulgária e a Turquia ficaram proibidas de participar desta edição por conta de suas posições durante a Primeira Guerra Mundial.