Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » João Victor Marcari Oliva: quem é o atleta representando o Brasil no hipismo?

João Victor Marcari Oliva: quem é o atleta representando o Brasil no hipismo?

Publicado em:

Última atualização:

João Victor Marcari Oliva é o único nome do Brasil participando do dressage, ou adestramento individual. Sua estreia ocorreu nesta terça-feira, dia 30 de julho, em que ele e seu cavalo, Feel Good, registraram mais de 70% no adestramento. Diante disso, ele está na 5ª colocação do grupo A até o momento. Confira quem é João Oliva e saiba mais de suas conquistas a seguir.

Como foi a primeira prova de João Victor Marcari Oliva?

A categoria de adestramento individual conta com apenas João e Feel Good, seu cavalo, como representante do Brasil. Com um bom aproveitamento, apesar do calor intenso na arena montada no Castelo de Versailles, João e Feel Good fizeram uma ótima sequência na prova. 

Agora, o brasileiro está abaixo apenas de Corentin Pottier da França, Carl Hester da Grã-Bretanha, Dinja van Liere da Holanda e Nanna Merrald Rasmussen da Dinamarca. Sendo assim, há grandes chances de João Victor trazer uma medalha nos próximos eventos de hipismo. Será no dia 4 de agosto que os atletas de hipismo vão disputar pela medalha de ouro no dressage.

Vale notar que a prova de adestramento é contabilizada com base em sequências de andamentos que consideram as três andaduras naturais do cavalo: passo, trote e galope.

Quem é João Victor Marcari Oliva?

Ainda quando bebê, João Victor já viu sua mãe sendo atleta. Ela foi parte da seleção feminina de basquete que conquistou a prata durante Atlanta 1996. Sendo assim, ele é o herdeiro de uma das maiores esportistas do Brasil. Apesar da ligação de sua mãe com o basquete, o esporte que João pratica é o hipismo, e o atleta já está em sua terceira edição dos Jogos Olímpicos nessa categoria.

João Victor Marcari Oliva competiu no hipismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, tendo terminado em décimo lugar na prova de adestramento por equipes. Além disso, ficou na 46ª posição no adestramento individual. Ele voltou a competir nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, alcançando a 26ª posição no adestramento individual.

Além disso, Oliva representou o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais em 2014. No ano seguinte, em 2015, ele conquistou a medalha de bronze na categoria de adestramento por equipes nos Jogos Pan-Americanos.

Quais são as medalhas de Oliva?

João tem um legado de esportes em sua família. Por conta disso, é de se esperar que ele tenha várias conquistas até agora. Veja a seguir uma lista completa de suas medalhas até o momento:

Jogos Pan-Americanos:

  • Prata: Santiago 2023 – Adestramento por equipes
  • Prata: Santiago 2023 – Adestramento individual
  • Bronze: Toronto 2015 – Adestramento por equipes
  • Bronze: Lima 2019 – Adestramento por equipes

Por conta de seus resultados, João Victor se tornou uma referência na sua disciplina desde a última década. Assim como sua mãe, ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, ele é extremamente determinado, independentemente da modalidade em que compete.