Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Olimpíada 2024: conheça o canoísta baiano Jacky Godmann

Olimpíada 2024: conheça o canoísta baiano Jacky Godmann

Publicado em:

Última atualização:

Se o canoísta Isaquias Queiroz mostrou a força que o baiano tem na Olimpíada de 2016 e no Jogos Olímpicos 2020, este ano ele ganha um reforço. Jacky Godmann chega aos Jogos de Paris trazendo a fúria da remada quilombola da comunidade Porto de Trás, na cidade de Itacaré, interior da Bahia.

O nome de Jacky vem de seu pai alemão, mas o interesse pela canoagem é 100% nacional. Neto de pescadora, a paixão pela água está no sangue, assim como o amor pelo esporte. Isso porque Jacky é sobrinho dos canoístas Valdenice Conceição, medalhista no Pan de Toronto em 2015, e atleta olímpica no Rio 2016; e Vilson Conceição do Nascimento, prata no Pan do Rio, em 2007.

Apesar da origem humilde, ele nunca desistiu do seu sonho. Mesmo morando longe do centro de treinamento de Itacaré, Jacky sempre contou com o apoio da mãe para seguir a rotina de treinos no esporte. Mas, para não deixá-la preocupada, o jovem chegou a se afastar da prática. 

Após a morte da mãe, Jacky Godmann pensou em desistir de vez. Porém, com o incentivo da avó, ele resolveu voltar para a água, e o resto virou história. 

A estrada de Jacky Godmann rumo às Olimpíadas

Quando saiu a lista dos convocados para a Olimpíada de Tóquio 2020, ao lado do nome de Isaquias Queiroz na prova C2 1.000 m da canoagem de velocidade, estava o de Jacky Godmann. A notícia pegou muitos de surpresa, afinal, Erlon Souza, por anos, foi dupla com a qual o público se acostumou a ver Isaquias competir.

Contudo, naquele ano, Erlon teve uma lesão que o deixou sem condições de ir ao torneio olímpico. Assim, Jacky foi convocado pela Confederação Brasileira de Canoagem para competir junto a Isaquias. 

Apesar do pouco tempo de treinamento – quatro meses apenas –, a dupla chegou até as semifinais da C2 1.000 m. Infelizmente, Isaquias e Jacky ficaram fora do pódio, mas terminaram a competição entre os quatro melhores na modalidade. 

Em Paris 2024, Godmann participa de outra modalidade e tem um novo companheiro de equipe. Ele e o canoísta Felipe Vinícius Vieira venceram o C2 500 m no torneio pré-olímpico das Américas, realizado em Sarasota, nos Estados Unidos. Com a vitória, a dupla garantiu a vaga brasileira na modalidade duplas para os Jogos Olímpicos de 2024. 

Com isso, a equipe brasileira de canoagem chegou à capital francesa com seis atletas: Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Vagner Souta, Mateus Nunes, além de Ana Paula Vergutz e Valdenice Conceição – a tia de Jacky.

A dupla formada por Goodman e Isaquias Queiroz se destacou nas provas de canoagem realizadas em 6 de agosto, conquistando vaga para a semifinal. Contudo, em 8 de agosto, os brasileiros terminaram em oitava posição.

Em entrevistas após a prova, Isaquias destacou que sua frustração pela colocação também vinha da tristeza pelo parceiro, uma vez que Jacky Goodman vinha treinando muito nos últimos meses.

Assim, Goodman acaba se despedindo de Paris 2024 sem conquistas de medalhas. Isaquias Queiroz ainda terá uma nova chance nas provas individuais.