A arquitetura neo-renascentista do Hôtel de Ville, a Prefeitura de Paris, símbolo de resistência, é a inspiração para os atletas que participam da Maratona nos Jogos Olímpicos de 2024. Isso porque é da praça em frente ao local, antigamente chamada de Place de Grève, que uma das mais famosas provas do atletismo terá início.
A seguir, então, conheça um pouco da história deste importante ícone histórico, arquitetônico e turístico da capital francesa.
Hôtel de Ville: mais de 600 anos de história…
No século XIV, Etienne Marcel comprou uma casa chamada Maison aux Piliers – ou Casa dos Pilares. Marcel era, então, o líder dos comerciantes, na época, posto de grande destaque e influência na sociedade francesa. A casa ficava no centro de Paris, em frente à Place de Grève; e serviu como residência para Marcel e, também, como centro político e prefeitura da capital.
Cerca de dois séculos depois, por falta de manutenção, o local estava praticamente em ruínas. O governo, então, resolveu demolir o que restava da construção para, ali, construir a Câmara Municipal. A obra começou em julho de 1533 e acabou cerca de 100 anos depois, em 1628. Em 1652, contudo, uma revolta popular culminou com um incêndio no local.
Após ser reconstruído, o espaço permaneceu abrigando a Câmara Municipal parisiense, vivendo outros duzentos anos de estabilidade política na capital francesa. Em 1871, porém, outra manifestação popular explode: a Comuna de Paris. E, novamente, a população revoltada ateia fogo em vários prédios históricos da cidade, dentre eles, o Palais de Justice, a estação ferroviária de Lyon e, ainda, o Hôtel de Ville.
O edifício ficou completamente destruído, mas, anos depois, os arquitetos Théodore Ballu e Édouard Deperthes foram responsáveis pelo projeto de reconstrução do local. Assim, a nova Câmara Municipal foi reinaugurada em 1882, como símbolo da nova república francesa.
Ainda hoje, o Conselho de Paris se encontra uma vez por mês no local para votar e decidir ações políticas da cidade. O local também é palco de recepções, conferências e reuniões, principalmente quando há visita de algum chefe de Estado. A Câmara Municipal também abriga premiações e diversos outros eventos.
A programação olímpica
Ao longo do ano, tanto a praça em frente à Prefeitura quanto a fachada do Hôtel de Ville – com seus 143 metros de comprimento e torres de 18,8 metros de altura – recebem diversos eventos culturais, exposições e afins. Mas, em 2024, os locais também serão o pano de fundo de um dos eventos de despedida dos Jogos Olímpicos de Paris: as provas de maratona.
No dia 10 de agosto, o evento masculino tem largada na Place de l’Hôtel de Ville e, no dia seguinte, é a vez da realização da prova feminina. Junto da marcha atlética, a maratona é a única modalidade de atletismo realizada nas vias públicas da capital francesa.
Após deixarem o Hôtel de Ville, os maratonistas precisam encarar um percurso de 42,195 quilômetros pelas ruas de Paris em uma das provas mais icônicas de todas as edições das Olimpíadas – incluindo os Jogos da Era Antiga.