Você já ouviu falar no hóquei sobre a grama? Muitos não se atentam a essa categoria de esporte que vai estar presente nos Jogos Olímpicos de 2024. Portanto, hoje vamos aprender sobre hóquei sobre a grama história. Quais são suas origens, seu objetivo e suas regras? Além de hóquei sobre a grama, saiba que ele também é chamado de hóquei de campo.
História do hóquei sobre a grama: qual é a origem?
Apesar do esporte ter sido criado por ingleses no século XIX, existem outros registros desse esporte que são ainda mais antigos. Estudiosos apontam que é possível verificar um histórico do hóquei sobre a grama no Egito há 4 mil anos. E mais: ele conta com variações do que é hoje na Etiópia em 1.000 a.C. e na República Islâmica do Irã, há 2.000 a.C.
Muitos museus relatam que essa modalidade foi jogada por astecas, romanos e gregos. Porém, o hóquei de campo moderno foi de fato fundado na Inglaterra em meados do século XIX. No primeiro momento, era um esporte exclusivo, onde apenas a elite jogava. Ele foi desenvolvido dentro de escolas particulares ao redor do país.
Em 1886, a Associação de Hóquei foi criada na Inglaterra, trabalhando para estabelecer o primeiro conjunto de regras para o jogo. Nos primeiros anos do esporte, ele possuía muitos selecionados masculinos de Índia e Paquistão. Porém, atualmente, o hóquei sobre a grama é mais popular na Alemanha, Austrália, Argentina, China e Países Baixos.
Além disso, vale notar que quando falamos da história do hóquei sobre a grama, existe uma curiosidade sobre sua chegada no Brasil. Segundo estudiosos, o pai do futebol brasileiro, Charles Miller, praticava esse esporte. E foi graças a ele que o hóquei de campo chegou ao nosso país.
Qual é o objetivo principal do jogo?
Algumas características dessa categoria seriam a necessidade da velocidade e de habilidade técnica para praticar ela. Além disso, é um esporte que exige coordenação e resistência. Afinal, o principal objetivo do jogo é marcar mais gols.
Durante a partida – que tem uma duração total de 60 minutos, dividido em quatro períodos de 15 minutos – cada equipe tenta se destacar sobre a grama marcando os gols.
Durante a fase de grupos dos Jogos Olímpicos, se o placar estiver empatado no final da partida, o empate permanece. Porém, nas eliminatórias, o empate leva à disputa de pênaltis para ver quem é o vencedor.
A equipe é formada por 11 jogadores e o alinhamento é normalmente o seguinte: goleiro, lateral direito e esquerdo, três zagueiros e cinco atacantes. Vale também notar que substituições podem acontecer quantas vezes for necessária e a qualquer momento.
Como funciona o hóquei de grama?
Quando ainda estava em sua fase inicial, o esporte era praticado em grama real. Porém, ela era muito pesada e dificultava a mobilidade. Sendo assim, em algum ponto ao longo da história do hóquei sobre a grama, a grama passou a ser sintética. Além disso, o campo onde jogam tem 91,4 metros de comprimento e 55 metros de largura.
Os atletas desta modalidade usam um bastão em formato de gancho para manusear e acertar uma bola dura. Além disso, só um lado do bastão é usado, o lado plano. Outro ponto é que os jogadores não podem tocar a bola com mão ou pé, apenas o goleiro pode fazer isso.
Faltas também acontecem no jogo. Sendo assim, um cartão verde implica a suspensão de 2 minutos. O amarelo a suspensão de 5 minutos e o vermelho a expulsão do jogador.
A modalidade está presente nos Jogos Olímpicos desde 1928 e está prevista nos Jogos de Paris de 2024. Mas fique atento! Durante a fase de grupos dos Jogos Olímpicos, se o placar estiver empatado no final da partida, o empate permanece. Porém, nas eliminatórias, o empate leva à disputa de pênaltis para ver quem é o vencedor.