Cinco modalidades em uma: sim, estamos falando do Pentatlo Moderno. Para subir ao lugar mais alto do pódio, o atleta tem que provar que possui a força e a resistência necessária de um campeão completo. Em novo formato, qual é a história do pentatlo moderno? Saiba quando o esporte chegou ao Brasil e como funciona.
História do Pentatlo Moderno
Descrever o pentatlo como uma das mais antigas modalidades olímpicas não é apenas força de expressão. Para falar sobre a história do pentatlo moderno, precisamos voltar no tempo. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 a.C., na Grécia, esportistas se reuniam para disputar diferentes exercícios em uma mesma competição, chamado de pentatlo.
De acordo com informações do COB (Comitê Olímpico do Brasil), o pentatlo antigo consistia em lançamento de discos, dardos, saltos em distância, corrida e lutas. O atleta disputava todas essas modalidades em uma só prova, ou seja, só conquistava a medalha de ouro se conseguisse um bom desempenho no conjunto dos esportes. A modalidade só entrou para o programa olímpico por exigência dos espartanos.
O pentatlo moderno, por outro lado, surgiu anos depois, por invenção de Pierre de Coubertin, o criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A ideia era “repaginar” o já conhecido esporte e, assim, torná-lo mais atual.
Segundo o COB, o pentatlo que conhecemos hoje com esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro com pistola a laser, se tornou oficialmente olímpico em 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, com a adição do “moderno” para indicar a atualização. As mulheres só passaram a disputar em 2000, em Sydney, com a participação de 36 atletas.
O pentatlo moderno foi realizado em todas as edições das Olimpíadas desde 1912, com exceção de 1916, 1940 e 1944 devido à Primeira e Segunda Guerra Mundial respectivamente.
Pentatlo Moderno no Brasil
Desde a inserção do pentatlo moderno nas Olimpíadas, a modalidade se tornou um sucesso mundo afora. No Brasil, o esporte chegou em 1922, segundo informações do COB. Entretanto, apenas integrantes das Forças Armadas o praticavam, principalmente por contarem com todo o aparato necessário.
O Brasil foi representado pela primeira vez durante as Olimpíadas de Berlim 1936, com Anísio Rocha, Guilherme Catramby e Rui Pinto Duarte. Os brasileiros não tiveram êxito, enquanto o alemão Gotthard Handrick ficou com o ouro, o americano Charles Leonard com a prata e o italiano Silvano Abba com o bronze.
A primeira participação feminina no pentatlo moderno aconteceu em 2004, em Atenas, com Samantha Harvey, a brasileira também não conseguiu medalha.
Todas as competições são dirigidas pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). Entretanto, a modalidade era comandada pela Confederação Brasileira de Desportos Terrestres até outubro de 2001.
Qual o objetivo do pentatlo moderno?
Reunir apaixonados por diferentes categorias em um só esporte é o objetivo. O pentatlo moderno é composto por cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro com pistola a laser. Homens e mulheres de qualquer idade podem disputar no individual ou em equipes, seja feminina, masculina ou mista.
São muitas modalidades, por isso vamos com calma: na competição, o esportista começa com o hipismo, depois a esgrima e aí a natação, onde acumula pontos de acordo com a sua atuação. Daí, as melhores notas largam primeiro no combinado da corrida com o tiro de pistola a laser, enquanto as inferiores largam em diferentes tempos com relação ao líder. Consequentemente, quem cruzar primeiro a linha de chegada é campeão.
A primeira rodada é o hipismo. O percurso de saltos tem 350m a 400m com dez obstáculos com altura mínima de 1m, com oito simples e dois duplos. O atleta recebe o cavalo aleatoriamente, e tem 20 minutos antes do início para treiná-lo.
A segunda categoria é a esgrima, onde todos os competidores se enfrentam em duas rodadas. Cada confronto dura um minuto ou até o primeiro golpe. A terceira prova, então, é a de natação nos 200m livre.
Daí, começa a corrida, realizada em cross country, com cinco voltas de 600m em percurso total de 3000m. Segundo o COB, os atletas se alternam entre correr e parar no estande onde precisam acertar cinco tiros com a pistola a laser.
O Brasil tem medalhas no pentatlo?
O Brasil tem uma medalha de bronze no pentatlo moderno conquistada por Yane Marques. A pernambucana conquistou o terceiro lugar na modalidade nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Yane ficou atrás de Samantha Murray, da Inglaterra, e Laura Asadauskaitė, da Lituânia.
Esta é a única medalha do Brasil no esporte. Em 2024, Isabela Abreu vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, Isabela ficou em nono lugar.
A Hungria é o principal medalhista, com nove ouros, oito pratas e seis bronzes, totalizando 23 medalhas. A Suécia ocupa o segundo lugar com 21 e a Rússia (antiga União Soviética) está em terceiro lugar com 15.
Confira todos os campeões da história do pentatlo moderno:
- Hungria: 9 ouros, 8 pratas e 6 bronzes – 23
- Suécia: 9 ouros, 7 pratas e 5 bronzes – 21
- União Soviética: 5 ouros, 5 pratas e 5 bronzes – 15
- Inglaterra: 4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes – 9
- Rússia: 4 ouros e 1 prata – 5
- Polônia: 3 ouros e 1 bronze – 4
- Itália: 2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes – 7
- Alemanha: 2 ouros e 1 bronze – 3
- Lituânia: 1 ouro, 3 pratas e 1 bronze – 5
- República Tcheca: 1 ouro e 1 bronze – 2