Com as Olimpíadas de 2024 se aproximando, o badminton como modalidade olímpica desperta grande interesse pelos amantes do esporte. Desde sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1992, o badminton conquistou seu espaço como um esporte emocionante e altamente competitivo. Confira a seguir a história do badminton nas Olimpíadas, desde sua inclusão até seu papel atual como parte integral dos Jogos.
História do badminton
A origem oficial no badminton é desconhecida, porém vestígios históricos sugerem que versões mais primitivas do esporte eram praticadas na China e na Índia, em um jogo conhecido como “poona”. No século XIX, durante o período das missões coloniais, os ingleses entraram em contato com o jogo de poona em suas viagens à Índia e levaram o esporte para a Inglaterra.
Dessa forma, foi na Inglaterra que o jogo passou por mudanças significativas e ganhou popularidade. O ano de 1870 marcou a história do badminton. Afinal, foi nesse ano em o poona foi rebatizado com o nome que conhecemos até os dias de hoje. O nome faz referência à propriedade de Badminton House, pertencente ao Duque de Beaufort ‘s, localizada em Gloucestershire, onde as pessoas costumavam praticar o esporte frequentemente.
Difusão do esporte no mundo
À medida que o badminton se difundia por outros países, os praticantes do esporte criaram uma organização internacional para regulamentar o jogo. Assim, em 1934, a Federação Internacional de Badminton foi fundada, com sede em Gloucestershire, na Inglaterra. Na época, haviam nove nações filiadas : Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Hoje, a organização se chama Federação Mundial de Badminton (BWF) e conta com 179 países filiados.
No Brasil, essa modalidade vem crescendo a cada ano, mas ainda não é um esporte tão popular entre os brasileiros. A primeira partida oficial de Badminton ocorreu em São Paulo em 1984, para a Taça São Paulo e assim deu início ao calendário nacional do esporte. Em 1993, criaram a Confederação Brasileira de Badminton, responsável por organizar os torneios do esporte no Brasil.
O badminton nas Olimpíadas
A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas é muito recente na história em comparação com outros esportes, tendo sua estreia nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Naquele ano, quem levou o ouro para casa foi a Indonésia com conquistas de Susi Susanti, no feminino, e Allan Budi Kusuma, no masculino.
A participação olímpica do badminton trouxe uma nova dimensão de competitividade e prestígio à modalidade, ampliando seu alcance global. Mais de cinquenta países já representaram o badminton nas Olimpíadas, compostos atualmente de cinco eventos, sendo eles dois individuais (masculino e feminino) e três de duplas (masculino, feminino e misto).
Por fim, na Olimpíada de Paris deste ano, o badminton terá 172 atletas representando o esporte na Arena Porte de la Chapelle. Dos 172 atletas, 86 são homens e 86 são mulheres.