Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça Hina Hayata, medalhista de bronze no tênis de mesa

Conheça Hina Hayata, medalhista de bronze no tênis de mesa

Publicado em:

Última atualização:

Hina Hayata, do Japão, conquistou o bronze na chave feminina de tênis de mesa dos Jogos de Paris. A atleta mais bem ranqueada fora da China foi eliminada por Sun Yingsha, mas se recuperou e derrotou Shin-yu Bin para ficar com o bronze.

Conheça a trajetória de Hina Hayata no tênis de mesa, seus melhores momentos e destaques no circuito.

Hina Hayata como atleta profissional

Aos 24 anos, a japonesa de Fukuoka conquistou rapidamente seu espaço no circuito internacional. Apesar do forte domínio chinês na modalidade, o Japão também costuma produzir jogadoras de muita qualidade e que sempre estão entre as melhores do mundo.

Hina Hayata é uma jogadora muito ofensiva e que utiliza muito bem seus golpes de forehand e backhand. No circuito feminino, ela é uma das atletas com maior leque de possibilidades ofensivas, sempre colocando muito giro em suas bolas. Além disso, Hayata se notabilizou por ser uma grande jogadora de duplas, principalmente por ser canhota, uma característica que facilita os movimentos nesse tipo de jogo.

Desde muito cedo, a japonesa já fazia parte de times nacionais do país, chegando a conquistar o ouro no Mundial Júnior de Tênis de Mesa de 2016, realizado na África do Sul.

Em seguida, ela foi medalha de bronze no Mundial de Düsseldorf, em 2017, jogando duplas com Mima Ito, representando o Japão. A partir de então, Hayata foi ganhando espaço no cenário internacional e se tornando uma das principais jogadoras do circuito. Em 2021, por exemplo, ela foi para os Jogos Olímpicos de Tóquio como jogadora reserva da equipe japonesa feminina.

Títulos, estatísticas e conquistas

Atualmente, Hayata é a número 5 do ranking mundial da ITTF (International Table Tennis Federation). Isso significa que ela é a jogadora mais bem ranqueada entre as não chinesas, uma vez que as quatro primeiras do ranking atualmente competem pelo país.

A maioria de suas conquistas são em torneios de duplas ou equipes. Porém, a atleta do Japão também conquistou vários títulos importantes como WTT Contender, WTT Start Contender, ITTF World Tour e outros torneios organizados e chancelados pela ITTF.

Confira as principais conquistas de Hina Hayata:

Individual

  • 1 medalha de bronze olímpica: 2024;
  • 1 ITTF World Tour: Australia Open 2016;
  • 3 ITTF Challenge Plus: Portugal Open, Paraguay Open e Oman Open 2019;
  • 3 ITTF Challenge: Spanish Open 2017, Serbia Open e Belarus Open 2019;
  • 2 WTT Star Contender: Doha 2021 e Ljubljana 2024;
  • 5 WTT Contender: Almaty 2022, Rio de Janeiro, Muscat, Antalya 2023 e Zagreb 2024;
  • 1 Campeonato Asiático: 2021;
  • 1 medalha de bronze em Mundial: Durban 2023.

Duplas e equipes

  • 2 títulos de Campeonato Asiático;
  • 6 medalhas de prata em Mundiais;
  • 1 medalha de bronze em Mundial;
  • 1 medalha de prata em Copa do Mundo;
  • 1 medalha de bronze em Copa do Mundo.

Jogos de Paris

Pouco antes do início da competição individual, Hina Hayata foi eliminada logo na sua estreia no torneio de duplas mistas. Ela e Tomokazu Harimoto foram derrotados por Ri Jong-sik e Kim Kum-yong, da Coreia do Norte, logo nas oitavas de final.

Por outro lado, a atleta japonesa chegou até as quartas de final da chave individual sem muitas dificuldades. No caminho até lá, ela derrotou Debora Vivarelli, da Itália, Dina Meshreef, do Egito, e Jia Nan Yuan, da França, sem perder um set sequer.

Contudo, Hayata enfrentou um grande desafio nas quartas, quando venceu Pyon Song Gyong por 4 sets a 3. Em seguida, ela foi eliminada por Sun Yingsha, a 1ª do ranking, por 4 a 0, na fase semifinal.

Na disputa pelo bronze, o mesatenista do Japão derrotou Shin Yu-bin, da Coreia do Sul, por 4 a 2 e conquistou o terceiro lugar.