Henrique Marques chega a Paris para representar o Brasil no taekwondo com enredo de filme hollywoodiano. Isso porque o atleta da categoria de 80 kg viveu um drama antes dos Jogos Pan-Americanos de 2023. Durante os exames na véspera do torneio, o taekwondista descobriu uma arritmia cardíaca que o tirou da competição. Um caso considerado raro para um rapaz de apenas 19 anos e saudável.
Para muitos, isso poderia ter significado o fim de uma carreira promissora, mas não para Henrique Marques. O lutador passou quatro meses realizando exames e avaliações, até que os médicos optaram pela cirurgia que iria corrigir as irregularidades de seus batimentos cardíacos.
Bastou apenas um mês após o procedimento cirúrgico para Henrique voltar aos treinos. E ele teve que correr contra o relógio novamente, já que a próxima competição que poderia lhe dar a chance de voltar ao radar para participar da Olimpíada 2024 era no mês seguinte.
Trajetória pré-olímpica de Henrique Marques
Henrique Marques voltou aos treinos com um objetivo: conquistar uma vaga para a Olimpíada de Paris.
A primeira parada foi no Canadá. O atleta estava focado em competir bem e atrair os olhos da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo).
No Canadá Open, Henrique conseguiu muito mais do que chamar a atenção. Isso porque foi ouro na competição, vencendo o canadense e favorito Jordan Stewart.
Motivado, Henrique Marques foi para o segundo torneio no mês, dessa vez, o US Open. Nos Estados Unidos, conquistou a prata, um resultado muito importante para os seus objetivos.
Todo o esforço valeu a pena e o taekwondista conseguiu sua convocação para o torneio classificatório continental.
Pré-Olímpico das Américas
O torneio que confirmou a ida de Henrique Marques aos Jogos Olímpicos de 2024 aconteceu na República Dominicana. Lá, o primeiro desafio foi o porto-riquenho Diego Vargas. Vitória do brasileiro.
Já a luta que carimbou o passaporte foi contra Moises Hernandéz, representante da casa. Mesmo com a torcida a favor do dominicano, Henrique Marques venceu e garantiu o 100% na competição.
Assim, Henrique Marques chega com moral nos Jogos Olímpicos e é uma das esperanças de medalha do Brasil.
Principais títulos de Henrique Marques
Henrique Marques, sem dúvidas, tem uma trajetória incrível dentro do taekwondo. Afinal, com apenas 20 anos ele já conquistou títulos importantes na sua carreira. Confira alguns deles a seguir.
2022 – Levou o bronze em seu primeiro grande torneio sênior, no Rio Open. Já em sua estreia no Mundial de Taekwondo, Henrique chegou às quartas de final. Na sua primeira participação nos Jogos Sul-Americanos, que aconteceram em Assunção, o taekwondista levou a prata. Além disso, no Campeonato Panamericano de Taekwondo, foi bronze.
2023 – Conquistou o ouro no Panamericano Series na Costa Rica; bronze no US Open; prata no Aberto da Espanha; e ouro no Costa Rica Open.
2024 – Após passar por cirurgia para corrigir arritmia cardíaca, já chegou com o pé na porta. Isso porque Henrique Marques venceu o dono da casa Jordan Stewart e levou o ouro no Canadá Open. Na sequência, participou do US Open, ficando com a prata. Em sua terceira final seguida, levou o ouro no Luxemburgo Open.