Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Handebol feminino nas olimpíadas: retrospecto do Brasil, desempenho e conquistas

Handebol feminino nas olimpíadas: retrospecto do Brasil, desempenho e conquistas

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil tem tradição no handebol feminino, mas não é favorito quando disputa as olimpíadas. O esporte faz parte do programa olímpico desde 1976, mas o país só estreou em 2000. Cada participação é sempre um desafio para as atletas brasileiras, que se esforçam ao máximo em quadra para arrancar a vitória das poderosas adversárias. Mas, afinal, a equipe de handebol feminino do Brasil tem medalhas?

Quantas medalhas o Brasil ganhou no handebol feminino em olimpíadas?

A Seleção Brasileira de Handebol Feminino participou de sete edições das olimpíadas, mas nunca ganhou medalhas. A melhor campanha da história do time foi alcançar as quartas de final em cinco ocasiões: em 2000, 2004, 2012, 2016 e 2024.

Por outro lado, o Brasil conquistou um resultado importante em 2013: venceu o Campeonato Mundial de Handebol pela primeira vez. Na Sérvia, o elenco fechou a fase de grupos em primeiro lugar, com dez pontos, após vencer todos os cinco confrontos. Depois, superou a Holanda nas oitavas de final; a Hungria nas quartas; a Dinamarca na semifinal; e a Sérvia, anfitriã do evento, na final.

O título não apenas colocou a Seleção Brasileira em um novo patamar ao lado de gigantes, como também trouxe mais visibilidade e investimentos à modalidade.

Por outro lado, o Brasil é heptacampeão em Jogos Pan-Americanos, com sete ouros e dois bronzes.

Desempenho entre as participações

O Brasil coleciona sete participações em Jogos Olímpicos, mas nunca chegou até a final. Apesar de ter boas jogadoras, o máximo que o grupo chegou foram as quartas de final, sem briga por medalhas.

Relembre as campanhas olímpicas no handebol feminino brasileiro:

Sydney em 2000

Estreante na modalidade, o Brasil terminou em quarto lugar na primeira fase, com dois pontos. Nas quartas de final, entretanto, perdeu para a Coreia do Sul por 35 a 24.

Atenas em 2004

Na Grécia, a equipe brasileira parou na fase de grupos, com dois pontos. Na disputa pelo nono e décimo lugar, perdeu para a Islândia por 29 a 25 e teve de se contentar com a décima posição na classificação geral.

Beijing em 2008

Novamente o Brasil não passou da fase de grupos em 2008, com apenas cinco pontos. Garantiu, então, a nona colocação.

Londres em 2012

Em Londres, o esquadrão passou em primeiro lugar na chave para as quartas de final, mas foi derrotado pela Noruega por 21 a 19.

Rio de Janeiro em 2016

Jogando em casa, a Seleção Brasileira fechou a primeira fase na liderança do grupo, com oito pontos. Nas quartas de final, entretanto, perdeu para a Holanda por 32 a 23.

Tóquio em 2020 (handebol feminino nas olimpíadas)

Em Tóquio, entretanto, as brasileiras não passaram da fase de grupos. Com apenas três pontos, o elenco se despediu muito cedo do evento.

Paris em 2024

Na terra do croissant, a equipe brasileira assegurou a quarta posição na primeira fase, com quatro pontos. Nas quartas de final, porém, encontrou a Noruega e perdeu por 32 a 15, sendo eliminada da competição.

Como funciona o handebol nas olimpíadas?

O handebol é uma das modalidades mais populares dos Jogos Olímpicos. Cada bola no gol faz as arquibancadas balançarem em dignas celebrações, além de inspirarem crianças e adolescentes ao redor do mundo a conhecerem o esporte, revelando, assim, novos talentos.

O handebol é jogado com as mãos. O jogo consiste em dois times se enfrentando na quadra por dois tempos de 30 minutos cada. Uma equipe de handebol é formada por sete atletas, sendo goleiro, armadores, pontas e pivôs. O elenco que marcar mais gols vence a partida.

Nas olimpíadas, o handebol feminino e masculino conta com 12 seleções. O sorteio da Federação Internacional de Handebol (IHF) divide os países em dois grupos de seis. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro do seu próprio grupo, isto é, jogam em turno único, sendo uma vez contra cada adversário.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final e, depois, as semifinais. Dessa maneira, quem perde a semi briga pelo bronze, enquanto os ganhadores se classificam para a final.