Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Saiba mais sobre Gustavo Bala Loka, ciclista brasileiro de BMX

Saiba mais sobre Gustavo Bala Loka, ciclista brasileiro de BMX

Publicado em:

Última atualização:

Gustavo Batista do BMX é o ciclista brasileiro que representa o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024. Ele tem apenas 21 anos e desde cedo já pratica o esporte, sendo que, ainda criança, recebeu o apelido de Gustavo Bala Loka, nome em que é conhecido hoje no esporte.

Trajetória de Gustavo Batista BMX

Mesmo que ele tenha 21 anos de idade, a sua trajetória começou cedo, aos 7 anos, na cidade de Carapicuíba, no estado de São Paulo. Bala Loka já competia nesta idade e utilizava uma bicicleta de ferro-velho. Mas, mesmo com uma bicicleta mais antiga, o seu talento já era notado desde sempre e, por isso, hoje ele é considerado o maior nome do ciclismo brasileiro dentro da modalidade BMX.

E foi com este talento e dedicação, demonstrado desde cedo, que Gustavo conseguiu conquistar este título e conquistar uma vaga na final de BMX Freestyle nas Olimpíadas de 2024.

Como surgiu o apelido Gustavo Bala Loka?

Gustavo Batista de Oliveira, nome de batismo, vem se destacando no BMX nas Olimpíadas de 2024. No entanto, o seu apelido vem chamando bastante a atenção e gerando curiosidade entre aqueles que não conhecem a sua história.

O apelido Gustavo Bala Loka surgiu quando o jovem tinha apenas sete anos de idade, sendo que, nessa época, o atleta de Carapicuíba (SP) já fazia manobras com a sua bicicleta e o fato que fez com que o apelido surgisse foi um acidente enquanto ele praticava o esporte.

Em uma entrevista dada ao podcast oficial das Olimpíadas, Gustavo Batista contou que caiu ao pular uma rampa, levando-o a desmaiar quando foi ao chão. Preocupados com a situação, amigos levaram o atleta ao carro do pai e foi então que o apelido surgiu. O ciclista Leandro Overall e o videomaker e fotógrafo Rui Ogawa, que estavam no local, falaram que ele estava parecendo uma bala viva e uma bala louca, sendo então esse o marco do nascimento de Gustavo Bala Loka.

“Eu estava querendo pular uma rampa, e essa rampa era pequena comparada com as que eu ando hoje, mas naquela época eu não conseguia. Tinha uns seis metros de pedalada pra poder pular essa rampa. Pedalei até não aguentar mais e quando pulei, caí literalmente no chão, no zero da rampa. Bati no chão e apaguei. Acordei no carro do meu pai, um Tempra, com ele jogando água em mim. Veio o Leandro Overall [ciclista BMX] e o Rui Ogawa [videomaker e fotógrafo] e falaram tipo… “nossa, parecia uma bala viva, parecia uma louca…” Juntou esses dois e ficou. Agora, 14 anos pra frente, eu estou seguindo com o nome.”, contou Gustavo ao podcast oficial dos Jogos Olímpicos.

Vitórias e títulos do atleta

Pode-se dizer que o jovem sempre representou bem o país no esporte. Entre as vitórias, conquistas, títulos e demais estatísticas do atleta, temos uma medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e um bronze inédito conquistado nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Além disso, ele também este em dois Top 10 das etapas da Copa do Mundo de 2023 e em mais um Top 10 no Mundial de 2023 da sua modalidade.

Gustavo Batista BMX nas Olimpíadas de 2024

A sua participação nas Olimpíadas de 2024 foi marcante. Isso porque ele conseguiu se classificar para a final do BMX Freestyle, ficando na oitava posição com uma média de 85.9 pontos. O primeiro colocado foi o britânico Kieran Reilly, com 91,21 pontos. Logo em seguida veio o americano Marcus Christopher com 89.48 pontos. Por fim, em terceiro lugar tivemos o o australiano Logan Martin, com 89,39 pontos.

A final ocorreu no dia 31 de agosto, mas Gustavo Batista não levou medalha. Ele acertou todas as manobras em sua apresentação de um minuto, porém não conseguiu melhorar a sua nota quando foi realizar a segunda tentativa e ficou na sexta colocação.