Ir para as Olimpíadas é o sonho de qualquer atleta esportivo de alto rendimento. Agora, imagina ir para quatro? Esse é o caso de Guilherme Toldo, o brasileiro melhor colocado no ranking mundial da FIE (Federação Internacional de Esgrima, em inglês) na categoria florete, atualmente na 23ª colocação.
Guilherme fez sua estreia em Olimpíadas nos Jogos de Londres. O brasileiro conseguiu passar da primeira fase, mas acabou caindo na segunda luta.
No Rio, Guilherme Toldo fez sua melhor competição. Isso porque conseguiu chegar até às quartas, o que foi um grande feito, já que Guilherme derrotou atletas mais bem posicionados no ranking.
A terceira participação aconteceu na Olimpíada de Tóquio. Na primeira rodada, ele enfrentou o esgrimista da casa, Toshiya Saito, e saiu com a derrota, que foi muito contestada pelo brasileiro.
Em Paris, Guilherme Toldo voltou a conseguir vaga para participar dos jogos, fazendo sua quarta participação seguida. Contudo, sua passagem foi curta. O brasileiro perdeu na estreia e se despediu do torneio.
Em qual modalidade Guilherme Toldo compete?
Existem três armas utilizadas na esgrima: a espada, o florete e o sabre. Guilherme Toldo é praticante do florete, a arma mais popular na esgrima.
A prova de esgrima com florete acontece em vários assaltos, até que um esgrimista chegue aos 15 pontos.
Cada ponto é marcado por um toque da arma no tronco do adversário, desde que ele esteja dentro da pista. Toques fora da pista ou que encostem na cabeça, braços ou pernas não contam como ponto.
Carreira olímpica
Guilherme Toldo conseguiu cinco resultados importantes nos torneios de esgrima entre 2010 e 2011. Figurando entre os principais brasileiros no ranking mundial de esgrima, o atleta conseguiu sua convocação para os Jogos de Londres.
Sua estreia nos Jogos Olímpicos aconteceu em 2012. A sua primeira luta foi contra o marroquino Lahoussine Ali, quando venceu por 15×6. Já na segunda, caiu para o quinto lugar do ranking, Race Imboden, dos Estados Unidos.
Nos Jogos do Rio, Guilherme teve sua melhor participação. Após vencer três rodadas e chegar às quartas de final, enfrentou um adversário inspirado, o italiano Daniele Garozzo. Contudo, o brasileiro acabou perdendo por 15×8 e o italiano foi o medalhista de ouro da Olimpíada.
A próxima participação de Guilherme em Olimpíadas foi em Tóquio. O esgrimista brasileiro chegou nos jogos com a sua melhor posição no ranking mundial, a 17ª, porém, já na estreia foi derrotado pelo japonês Toshiya Saito. A derrota foi cercada de polêmicas, já que Guilherme Toldo reclamou da arbitragem. Isso porque o equipamento teve problemas ao registrar os toques no adversário.
Guilherme voltou a se classificar para uma Olimpíada nos Jogos de Paris. Entretanto, o brasileiro voltou a se despedir dos jogos na primeira rodada, após perder para o chinês Mo Ziwei, por 15×7.
Títulos de Guilherme Toldo
A galeria de medalhas de Guilherme é extensa. O brasileiro tem conquistas importantes na esgrima com florete individual e por equipes. Confira os principais títulos:
Campeonato Sul-Americano
- 2010: prata no Brasil (individual)
- 2011: prata no Chile (individual)
- 2012: ouro no Uruguai (individual)
Jogos Sul-Americanos
- 2014: ouro em Santiago (equipe)
- 2018: ouro em Cochabamba (individual e equipe)
- 2022: prata em Assunção (individual); ouro em Assunção (equipe)
Campeonato Pan-Americano
- 2009: prata em San Salvador (equipe)
- 2011: bronze no Reno (equipe)
- 2012: prata em Cancun (equipe)
- 2013: prata em Cartagena (equipe)
- 2014: bronze em San Jose (individual e equipe)
- 2015: prata em Santiago (equipe)
- 2016: prata no Panamá (equipe)
- 2017: prata em Montreal (equipe)
- 2018: prata em Havana (equipe)
- 2019: prata em Toronto (individual); bronze em Toronto (equipe)
- 2022: bronze em Assunção (equipe)
- 2023: bronze em Lima (individual)
Jogos Pan-Americanos
- 2011: bronze em Guadalajara (individual e equipe)
- 2015: prata em Toronto (equipe)
- 2019: prata em Lima (equipe)
- 2023: bronze em Santiago (individual e equipe)