Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Geovana Meyer: quem é a atiradora que representa o Brasil nos Jogos Olímpicos?

Geovana Meyer: quem é a atiradora que representa o Brasil nos Jogos Olímpicos?

Publicado em:

Última atualização:

Geovana Meyer representa o Brasil como atleta de tiro esportivo. Ela é uma catarinense jovem e determinada a trazer medalhas para casa. No entanto, foi eliminada na classificatória da carabina de ar de 10 metros na sua última atuação. Continue lendo e entenda quem é a atiradora e como está sendo sua passagem nos Jogos Olímpicos.

Quem é Geovana Meyer?

Geovana Meyer é uma atleta de Joinville de apenas 22 anos que conseguiu sua classificação para os Jogos Olímpicos pela primeira vez em 2024. Ela pratica o tiro esportivo há anos e, antes disso, dedicava-se ao “tiro seta”, uma tradição familiar que atravessa gerações, embora seja distinto do tiro olímpico. Além disso, a jovem teve contato com outros esportes desde pequena. Quando criança, ia jogar futebol com seu pai.

Já em 2024, Geovana é a 15ª do ranking mundial e é referência do nosso país no tiro esportivo. Meyer conquistou a prata no Pan-Americano de Rifle e Pistola, em Buenos Aires, na Argentina. Dessa forma, ela garantiu sua vaga para o evento em Paris. Enquanto ficou com a prata no evento, a atiradora americana Sagen Maddalena levou o ouro, e o bronze foi para a canadense Shannon Westlake. 

A atleta disputou na carabina de ar 10 m, mas também vai competir no dia 1º de agosto na carabina 3 posições 50 m. Infelizmente, Geovana Meyer ficou em 38º e foi eliminada na classificatória da primeira categoria. Ela tem a chance de obter uma medalha ainda em 1° de agosto com a segunda categoria de tiro. Além disso, durante o evento, Geovana começou com um disparo de 103,5 e fechou com 101,5.

Geovana conseguiu uma medalha?

Após ter sido eliminada da carabina de ar 10 m, Meyer ainda tinha uma chance na disputa de tiro esportivo com carabina 50m de três posições. No entanto, ela ficou em 22º lugar com 581 pontos e não se classificou para a final. Quem levou vantagem na prova do dia 1 de agosto foi a americana Sagen Maddalena que terminou em primeiro com 593 pontos. Além disso, foram um total de 32 atletas que participaram da prova classificatória.

Como é a preparação da atleta?

Apesar de não ser um esporte que requer movimento constante, Geovana ainda necessita de uma preparação séria. A atleta de apenas 22 anos precisa de treinos diários de até três horas e preparação física intensa. Além disso, a alimentação dela precisa ser regrada. Isso porque a arma pesa 6 kg e as provas duram mais ou menos 1h30. Fora isso, as provas variam. Nos Jogos de Paris, ela vai participar delas deitada, de pé e de joelhos.

Quem são os outros convocados do tiro esportivo?

Além de Geovana Meyer, outros atletas também foram convocados para essa categoria. Philipe Chateaubrian é um dos nomes presentes nos Jogos Olímpicos. Ele começou nesse esporte por conta de sua carreira militar. Chateaubrian foi o primeiro classificado da categoria, ainda em novembro de 2022. Sua vaga chegou com o título do Campeonato das Américas em Lima, no Peru.

A outra atleta representando o Brasil é Geórgia Furquim. Ela é uma gaúcha de Santa Maria e já tem várias medalhas. Geórgia já levou ouro nos Jogos Sul-Americanos de Cachabamba, na Bolívia, em 2018, e na Copa Sudamericana, disputada no Rio de Janeiro, em 2023.