O skate street fez sua segunda participação nos Jogos de Paris e, infelizmente, o Time Brasil só saiu com uma medalha no final do torneio. A jovem Rayssa Leal levou o bronze no feminino e foi a única a subir no pódio, tanto na categoria feminina quanto na masculina. As veteranas Pâmela Rosa e Gabriela Mazetto caíram antes da final e sequer tiveram uma chance de entrar na disputa pela premiação.
Todavia, embora a modalidade tenha tido seu término na última segunda (29), não significa que você deve deixar de acompanhá-la. Veja o texto a seguir para conhecer melhor Gabriela e os motivos que tornam ela alguém para se ficar de olho nos próximos anos.
A trajetória de Gabriela Mazetto
Nascida na Baixada Santista em 1998, Gabriela hoje tem 26 anos e é um dos principais nomes no Brasil no skate feminino. O curioso é que ela começou sua história no esporte na ginástica, até os 13 anos. Depois disso, percebeu que andar em cima da prancha com rodas era a sua real paixão.
Começou a despontar na modalidade em meados da década passada. Alguns dos seus primeiros grandes torneios na modalidade foram os X- Games em 2015 e o Oi Stu Open do ano seguinte.
A partir daí, chegou a ser Finalista de Street League e até mesmo de Campeonato Mundial. Aliás, poderia ter ido à Olímpiada de Tóquio em 2020 caso tivesse condições. No entanto, descobriu que ia ser mãe naquele mesmo ano e isso a fez postergar o sonho. A sua filha Liz, inclusive, nasceu uma semana antes de começarem os Jogos.
Dessa forma, Mazetto teve de ficar afastada do circuito por alguns meses e retornou somente em 2021. Desde então, voltou com tudo na carreira e até conseguiu conquistar um Campeonato Brasileiro de Skate Street em 2022. Além disso, no mesmo ano, Gabriela foi ouro no skate street nos Jogos Sul-Americanos. Na ocasião, ficou na frente de Carla dos Santos e Jazmin Álvarez, que foram, respectivamente, prata e bronze.
Gabriela Mazetto era uma das favoritas a vencer as Olimpíadas?
No Brasil, geralmente os olhares ficam em torno de Rayssa Leal e Pâmela Rosa, todavia, não seria inimaginável que Gabriela conseguisse sair com um ouro do torneio. Afinal, o skate é um esporte muito aberto, ao contrário da maioria das modalidades.
Dessa forma, a imprevisibilidade dos campeonatos aumenta, fazendo com que até mesmo nomes fora do holofote consigam competir até o final, e isso foi comprovado com a japonesa Coco Yoshizawa levando o ouro para a casa.
Quais são os outros skatistas brasileiros na Olimpíada?
Fora Gabriela Mazetto, o Brasil possui outros nomes fortes que participam das pistas de Paris. Ao todo, são 12 nomes escalados para as categorias Park e Street. São eles:
- Isadora Pacheco;
- Dora Varella;
- Rayssa Leal;
- Pâmela Rosa;
- Raicca Ventura;
- Augusto Akio;
- Felipe Gustavo;
- Giovanni Vianna;
- Kelvin Hoefler;
- Luigi Cini;
- Pedro Barros.
Onde assistir os torneios?
Para aqueles que possuem interesse em acompanhar esse e outros esportes olímpicos, existem vários canais onde a Olimpíada de Paris será transmitida: CazéTV, plataformas da TV Globo, Sportv e Olympics.com.