Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Futebol paralímpico: Origem do esporte, regras e como jogar

Futebol paralímpico: Origem do esporte, regras e como jogar

Publicado em:

Última atualização:

O futebol paralímpico está se tornando uma categoria cada vez mais conhecida quando falamos dos Jogos Paralímpicos. Por isso, vamos entender qual é a origem desse esporte, quais são suas regras e como os atletas jogam essa modalidade. Além disso, já vale dizer que o futebol pc é uma modalidade dividida em duas categorias: o Futebol de Cinco e o Futebol de Sete.

Qual a origem do futebol paralímpico?

A origem desse esporte é incerta, porém ele foi introduzido em instituições especializadas para pessoas cegas na Espanha, por volta de 1920. Nesse caso, a primeira categoria a ser reconhecida e adaptada foi o Futebol de Cinco, que é a categoria para deficientes visuais. Em contrapartida, o Futebol de Sete só apareceu em 1978, muitos anos depois da categoria de cinco.

Como o Futebol de Cinco era praticado em lugares abertos foram necessárias uma série de adaptações, dentre elas ao invés da bola que estamos acostumados ver nos gramados e quadrado, a modalidade era jogada primeiramente com latas ou garrafas plásticas com pedras dentro. Dessa forma, os jogadores conseguiam ouvir o objeto e guiar os seus movimentos. Porém, com a popularização da categoria de cinco, a bola passou a ser envolta em um saco plástico. Além disso, os jogadores começaram a jogar em uma quadra de futsal.

No futebol para deficientes visuais, o Brasil estreou nas Olimpíadas das APAEs, no Rio Grande do Norte. Isso foi quase dez anos antes do primeiro evento oficial dessa categoria. Sendo assim, o primeiro campeonato oficial da modalidade, que foi reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional, ocorreu em1986.

Quais são os tipos de Futebol paralímpico?

Antes de entender como funciona essa modalidade, precisamos lembrar que o futebol paralímpico é dividido em duas categorias. Portanto, existe o Futebol de Cinco e Futebol de Sete. O Futebol de Cinco é adaptado para deficientes visuais, já o de Sete é uma adaptação do futebol para atletas com paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos.

Como funciona o futebol paralímpico?

O futebol paralímpico possui duas categorias diferentes e, com isso, as regras que diferem entre as categorias são diferentes. Sendo assim, vamos entender cada uma separadamente a seguir.

Futebol de 7

Essa categoria é exclusivamente masculina e é jogada apenas por pessoas com paralisia cerebral ou outros distúrbios neurológicos. Os atletas são encaixados em categorias diferentes dependendo do seu nível de deficiência. As categorias são:

  • C5: Para atletas que possuem dificuldade de andar ou correr;
  • C6: Atletas com dificuldade de controle e coordenação;
  • C7: Atletas com Hemiplegia;
  • C8: Para os atletas com deficiências mínimas.

Uma das regras é que as equipes podem ter apenas um atleta de nível C5 e C6 em campo. Além disso, não mais de dois jogadores da classe C8 podem estar em campo ao mesmo tempo. 

O jogo conta com as regras da FIFA, porém modificadas. Ou seja, o campo é menor, conta com menos jogadores participando e lançamentos laterais com uma só mão são permitidos.

Futebol de 5

Essa categoria de futebol paralímpico é para atletas com deficiências visuais. Portanto, vale dizer que até o momento apenas atletas masculinos podem jogar. As dimensões da quadra são as mesmas do futebol de salão e a bola utilizada na prática possui guizos em seu interior. Sendo assim, os jogadores podem seguir a bola pelo barulho.

Silêncio durante as partidas é muito importante para não atrapalhar os atletas. Sendo assim, a plateia só pode comemorar quando a bola não está em campo. Além disso, o jogo é dividido em 2 tempos de 25 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos entre eles.