Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça a história, as medalhas e o futuro do futebol do Brasil nas Olimpíadas 2024

Conheça a história, as medalhas e o futuro do futebol do Brasil nas Olimpíadas 2024

Publicado em:

Última atualização:

Com os jogos de Paris 2024 chegando cada vez mais perto, a expectativa pela busca dos pódios gera ansiedade nos espectadores brasileiros. Para acalmar um pouco os ânimos, vamos relembrar as histórias de medalhas no futebol do Brasil nas Olimpíadas com o intuito de mostrar como a seleção tem se saído nas últimas edições do torneio.

Após ser eliminado pela Argentina na classificação para o campeonato, o time verde e amarelo na categoria masculina não estará presente no evento deste ano. Entretanto, Cristiane e companhia já estão confirmadas no grupo da morte e buscam o ouro inédito para a modalidade.

Quer saber mais sobre as medalhas no futebol do Brasil nas Olimpíadas para se preparar para os jogos deste ano? Acompanhe a leitura do texto para saber mais sobre momentos marcantes da nossa seleção, nesse que é um dos maiores, se não o maior, evento esportivo do ano.

A Seleção Masculina no futebol do Brasil nas Olimpíadas

Com uma das seleções sub-23 mais fortes do mundo, o futebol do Brasil nas Olimpíadas ficou mais uma vez de fora dos jogos olímpicos. O time de Endrick, John-Kennedy e outras joias brasileiras repetiu o feito da Edição de Atenas em 2004 e decepcionou muitos torcedores pela má campanha.

O elenco treinado por Ramon Menezes perdeu para a Argentina por 1 a 0 na disputa pela última vaga do continente no evento. A equipe com maior número de medalhas de ouro na modalidade é os Estados Unidos, com quatro condecorações. Ainda assim, nosso país é o que mais conta com pódios na categoria.

Com sete medalhas, nossa conquista inédita foi com a medalha de prata em Los Angeles. Logo depois repetimos o feito nas edições de Seul e Londres, e pegamos o bronze nos jogos de Atlanta e Pequim. Desde 2008, a seleção se destaca no campeonato aparecendo como uma das mais fortes pela disputa do ouro.

Foi somente em 2016, com elenco que contava com Neymar, Gabigol, Weverton e Lucas Moura que alcançamos o feito inédito de ganhar o 1º lugar, nos jogos do Rio. Ao ganhar nos pênaltis da Alemanha em confronto emocionante, o camisa 10 conseguiu seu maior título com a camisa verde e amarela.

Em 2020, na cidade de Tóquio, o futebol do Brasil nas Olimpíadas voltou a surpreender o mundo ao conquistar o bicampeonato dos jogos olímpicos. Contando com Richarlison, Malcolm, Douglas Luiz e Paulinho, o elenco de André Jardine fez história ao vencer a Espanha em jogo decisivo.

E a Seleção Brasileira Feminina? 

Superando até mesmo o sempre forte time dos Estados Unidos, a seleção brasileira feminina nunca ficou de fora dos jogos olímpicos desde sua inclusão em 1996, em Atlanta. O futebol do Brasil nas Olimpíadas estará presente com o elenco de Arthur Elias, que substitui a treinadora Pia Sundhage, após campanha ruim na Copa do Mundo de 2023.

Por mais que nossas jogadoras nunca tenham ganho o ouro no evento, o time de Marta e Cristiane fez história no campeonato ao garantir as medalhas de prata nas disputas de 2004 e 2008. Esses são nossos únicos pódios até então.

Nos Jogos de Paris 2024 o elenco liderado pela artilheira do campeonato, Christiane, estará no grupo C. Junto à equipe, está a Espanha, atual campeã do mundo, e a fortíssima seleção do Japão. Para avançarem até a próxima fase nossas meninas terão que suar a camisa logo nos primeiros confrontos, que prometem ser pesados e difíceis.

Confira mais sobre as seleções presentes na disputa:

  • Grupo A – França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia
  • Grupo B – Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia
  • Grupo C – Espanha, Japão, Brasil e Nigéria

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino estreia no evento dia 25 de julho (14h) contra a Nigéria no Stade de Bordeaux. Em seguida, enfrenta o Japão no Parc des Princes dia 28 (12h) e, por último, a Espanha no dia 31 (12h)¹, novamente no estádio de Bordeaux.

¹Horários adaptados ao fuso-horário brasileiro.