O mundo está em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A grande festa do esporte mundial reunirá na capital francesa os maiores atletas das mais diversas modalidades. No entanto, um grupo famoso não estará na França este ano. Isso porque a seleção brasileira – e bicampeã olímpica – de futebol masculino ficou fora do torneio deste ano. Entretanto, a história do futebol do Brasil nas Olimpíadas é repleta de emoções.
Para começar, a primeira participação do futebol masculino do Brasil em uma olimpíada ocorreu em 1952, nas Olimpíadas de Helsinque. Porém, na ocasião, a seleção brasileira terminou apenas na quinta colocação. O primeiro ouro olímpico veio quase 65 anos depois, mas com direito a causar uma impressão e tanto na torcida. Afinal, o Brasil ganhou a medalha jogando em casa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 – e com direito à revanche.
Na ocasião, a seleção verde e amarela encontrou novamente a Alemanha após a fatídica eliminação da Copa do Mundo do Brasil pelas rivais com o placar de 7 a 1, em 2014. O Brasil, porém, foi à desforra e conquistou o título olímpico inédito, vencendo os alemães nos pênaltis em pleno Maracanã.
Com isso, entrou para o seleto grupo de países que conquistaram o ouro olímpico como país-sede, ao lado de Grã-Bretanha (1908), Bélgica (1920) e Espanha (1992). Em seguida, para mostrar ao mundo que o topo do pódio demorou, mas havia conquistado seu dono, a seleção verde e amarela repetiu o feito em 2021. Contudo, dessa vez, o ouro foi conquistado do “outro lado do mundo”, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
Todas as participações do futebol masculino do Brasil nas Olimpíadas
De sua primeira participação olímpica em 1952 até o ouro na edição mais recente dos Jogos Olímpicos em 2021, o time atualmente comandado por Dorival Júnior participou de 14 edições dos Jogos Olímpicos. O número é igual ao da anfitriã do evento neste ano. No entanto, apenas em 1984 é que veio a primeira medalha para o Brasil: a prata nas Olimpíadas de Los Angeles.
A partir de então, a seleção canarinha esteve no pódio em todas as edições seguintes dos Jogos Olímpicos – exceto a de 2000, realizada em Sydney, na Austrália. Na ocasião, o Brasil terminou a disputa na sétima colocação. Contudo, nem sempre a camisa verde e amarela fez bonito em suas participações olímpicas.
Tanto nos jogos de 1968, na Cidade do México, quanto em 1972, nas Olimpíadas de Munique, a equipe brasileira não alcançou mais que a 13ª colocação no campeonato.
Mas, falando agora de coisa boa, somando as medalhas de ouro, prata e bronze, ao todo o Brasil possui sete medalhas olímpicas. Além da prata em 1984, a seleção brasileira também voltou prateada das Olimpíadas de Seul, em 1988 e dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Já as medalhas de bronze foram fruto das campanhas de 1996, em Atlanta, e de 2008, nas Olimpíadas de Pequim. Com esse total de conquistas, a seleção brasileira é o time que mais vezes subiu ao pódio olímpico.