A ginasta Flávia Saraiva é um dos grandes nomes que o Brasil levou para a Olimpíada em 2024. A atleta de 24 anos compete profissionalmente desde jovem e já enfrentou enormes desafios dentro e fora do esporte. Dessa forma, mesmo tendo pouca idade e um longo trajeto pela frente, conseguiu adquirir várias experiências ao longo de sua carreira. Isso acabou por ajudar na sua preparação para Paris e também na sua nova fase adulta.
Saiba mais sobre a ginasta, como foi sua trajetória para a Olimpíada e qual foi o seu resultado nos Jogos.
A trajetória de Flávia
A primeira vez que os brasileiros e o mundo tiveram seus olhares para Flávia Saraiva foi em uma das etapas da Copa do Mundo de Ginástica Artística realizada em São Paulo no ano de 2015. A garota era uma “menina prodígio” e, com menos de 18 anos, conseguiu conquistar uma medalha de ouro na prova solo e uma medalha de prata na prova de trave olímpica.
A partir daí, sua carreira começou a decolar de uma maneira meteórica. Embora não tenha conquistado uma medalha na Olimpíada do Rio em 2016, Flávia ficou em quinto lugar na trave olímpica e chegou até a oitava colocação no torneio por equipes. Algo que comoveu uma boa parte dos fãs cariocas.
Depois dos Jogos, passou a acumular diversas conquistas em Jogos Pan-Americanos e Mundiais, se tornando um dos grandes nomes da ginástica em todo o planeta. Isso tudo, em tese, devia torná-la uma das favoritas para conquistar medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Todavia, em 2020, houve o adiamento da Olimpíada para 2021 por conta da pandemia de COVID e Flávia, inclusive, ficou contaminada em dezembro daquele ano, sendo afastada dos treinos. Além disso, durante a realização dos Jogos no ano seguinte, a ginasta teve o azar de se lesionar em uma das etapas e acabou ficando fora do pódio.
Preparação de Flávia Saraiva para Paris
Por mais que até agora Flávia Saraiva não tenha conquistado uma medalha olímpica, as expectativas para esses jogos foram bem grandes. Afinal, 2023 foi um dos melhores anos da ginasta em questão de resultados.
Algo surpreendente, já que a atleta teve de passar por inúmeras cirurgias nos últimos anos e, consequentemente, casos de burnout, que a fizeram pensar em desistir da modalidade. Inclusive, em entrevista realizada para o podcast Podsport, chegou a comentar sobre uma lesão no tornozelo sofrida em 2022 que quase acabou com sua carreira: “Foi uma lesão única, nunca tinha acontecido com ninguém. Não existia um protocolo de retorno ao esporte. Demorei bastante tempo, mas deu tudo certo”.
Após voltar no ano passado, chegou a disputar os Jogos Pan-Americanos, a Copa do Mundo em Paris e também o Campeonato Mundial. Nos três eventos Flávia conseguiu conquistar medalhas e, embora nenhuma tenha sido de ouro, mostra o quanto evoluiu desde a época da sua lesão.
O desempenho de Flávia na Olimpíada
No geral, Flávia Saraiva na Olimpíada da Cidade Luz teve uma excelente performance. A atleta de 24 anos conseguiu vaga na final individual e também ganhou medalha de bronze no torneio por equipes. Algo que sacramenta uma grande volta por cima na sua carreira.