Fernando Scheffer é atleta de natação, brasileiro e medalhista olímpico, tendo conquistado medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Aos 26 anos de idade, o atleta é um dos principais nomes do esporte no país. Ele já acumula diversas conquistas nos mais diferentes níveis e, com sua idade, ainda deve chance de aumentar seu histórico.
Saiba mais sobre sua história, desde os primeiros passos no esporte até se tornar um dos grandes nomes de esportes olímpicos no Brasil.
Conheça a história de Fernando Scheffer na natação
A história de Fernando Scheffer na natação começa desde sua infância, sendo essa a base para que ele se tornasse medalhista olímpico. Ele nasceu no dia 6 de abril de 1998, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. E, no início, as piscinas entraram em sua vida devido a uma disputa que tinha com o seu irmão mais velho, que já frequentava as aulas de natação.
Para não perder do irmão que, segundo ele, é uma pessoa bastante competitiva, Fernando começou a fazer natação e treinar bastante para ser cada vez melhor. Ainda na sua primeira escola de natação, em Canoas, no Rio Grande do Sul, o medalhista começou a participar de algumas competições e a ganhar as suas primeiras medalhas e, aos 15 anos de idade, mudou para Porto Alegre e passou a competir para o Grêmio Náutico União.
Mas foi em 2018 que o nadador passou a nadar pelo Minas Tênis Clube, onde ainda permanece. E, neste mesmo ano, ele conseguiu ouro Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Hangzhou, na China. Após este período, em 2020, veio a tão sonhada medalha olímpica em Tóquio, onde ele conseguiu o bronze.
Títulos, medalhas e vitórias conquistadas por Fernando Scheffer
Obviamente, quando se fala em títulos e medalhas, as conquistas olímpicas têm um peso maior. Porém, apesar do bronze de Fernando Scheffer em Tóquio, ele também conseguiu outras vitórias no decorrer de sua carreira.
Jogos Olímpicos
- Bronze nos 200 metros livres: Tóquio 2020
Campeonatos mundiais de piscina curta
- Ouro no revezamento 4×200 metros livres: Hangzhou 2018
- Bronze no revezamento 4×200 metros livres: Abu Dhabi 2021
Jogos Pan-Americanos
- Ouro nos 200 metros livres: Lima 2019
- Ouro no revezamento 4×200 metros livres: Lima 2019
- Ouro no revezamento 4×200 metros livres: Santiago 2023
- Prata nos 400 metros livres: Lima 2019
Jogos Sul-Americanos
- Ouro nos 200 metros livres: Cochabamba 2018
- Ouro no revezamento 4×200 metros livres: Cochabamba 2018
- Prata no revezamento 4×100 metros livres: Cochabamba 2018
Desempenho de Fernando Scheffer nas Olimpíadas de 2024
No final de 2023, o atleta deixou de treinar em Belo Horizonte para se preparar ainda mais para a Olimpíada de 2024. Ele passou a treinar com o então técnico do do Comitê Olímpico Brasileiro, Fernando Possenti, na cidade do Rio de Janeiro.
O nadador e medalhista Fernando Scheffer não conseguiu o mesmo índice olímpico de Tóquio para disputar a prova na qual era especialista nos Jogos de Paris. No entanto, ele integrou a equipe de revezamento 4×200 metros livre. A equipe acabou ficando com o 12º melhor tempo e foi eliminada na primeira fase.