Natural de Brasília, Felipe Gustavo teve seu primeiro contato com o skate com apenas sete anos de idade. Participando e ganhando de vários torneios na adolescência, a virada de chave para o skatista veio aos 16 anos.
Isso porque, em 2007, Felipe Gustavo contou com o apoio da família para ir atrás dos seus sonhos. O pai vendeu o carro para que ele pudesse viajar e competir no Tampa Pro – competição profissional de skateboard na Flórida, Estados Unidos.
A luta no evento começou antes mesmo das pistas. Em um momento inicial, Felipe foi impedido de participar, mas depois conseguiu autorização para competir.
O resultado foi muito positivo. O skatista ganhou como amador desconhecido e saiu dos Estados Unidos com alguns patrocínios. Quer saber mais sobre a trajetória do esportista? Então acompanhe o artigo!
Carreira de Felipe Gustavo
Em 2013, Felipe Gustavo deixou o amadorismo para ser profissional no Skate Street, a modalidade de pistas que remontam cenários da rua.
Dois anos depois, em 2015, Felipe conseguiu sua primeira classificação para a SLS (Liga de Skateboard de Rua, em inglês), a principal liga do esporte mundial.
Na etapa de Barcelona, ganhou o #DIAMONDBESTTRICK, prêmio para a melhor manobra da competição. Ou seja, logo em seu ano de estreia, seu estilo de andar já chamou a atenção.
Contudo, no ano seguinte, o skatista ficou de fora da SLS devido a uma lesão.
Contudo, em 2017 Felipe Gustavo deu a volta por cima. Após uma temporada muito boa, ficou em décimo lugar na classificação geral.
Nos anos seguintes, o skatista se consolidou entre os principais atletas da modalidade. Desse modo, foi presença constante nos principais campeonatos do mundo.
Felipe Gustavo marcou presença em Tóquio 2020, sendo um dos primeiros esportistas a competir na nova modalidade olímpica.
Já em 2023, o brasileiro entrou para a história da SLS. Após vencer em Sydney, o skatista se tornou o atleta mais velho a vencer uma etapa da Liga Mundial, com 32 anos.
Felipe Gustavo nas Olimpíadas
Junto a Kelvin Hoefler e Giovanni Vianna, Felipe Gustavo foi um dos representantes do Time Brasil na Olimpíada de Tóquio, ficando em 14º lugar no ranking geral.
Apesar de também ter sido classificado para os Jogos de Paris, Felipe Gustavo não conseguiu pontuação para a final.
Principais conquistas no skate
Felipe Gustavo enfrentou desafios para ir atrás de seus sonhos, e foi recompensado. Com um estilo clássico, representante da velha guarda do skate, conseguiu conquistas importantes ao longo de sua carreira. Confira os feitos do skatista:
SLS Select Series: Prata em 2013, em Los Angeles, Estados Unidos.
Kimberley Diamond Cup: Prata em 2013, na África do Sul.
Tampa Pro: Prata em 2018, na Flórida, Estados Unidos.
X-Games: Bronze em 2018, na Noruega.
STU: Prata em 2018, em São Paulo.
Mundial da World Skate: Bronze em 2018, no Rio de Janeiro.
SLS Rio: Bronze em 2019, no Rio de Janeiro.
Summer X-Games: Bronze em 2018, na Noruega.
Dew Tour Long Beach: Bronze em 2019, na Califórnia, Estados Unidos.
STU: Bronze em 2021, em São Paulo.
SLS Lake Havasu: Bronze em 2021, no Arizona, Estados Unidos.
Copenhagen Open: Bronze em 2022, na Dinamarca.
SLS Sydney: Ouro em 2023, na Austrália.
SLS Apex: Bronze em 2024, em Las Vegas, Estados Unidos.