Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Estádio Roland Garros: história e estrutura do complexo parisiense que é sede dos Jogos Olímpicos

Estádio Roland Garros: história e estrutura do complexo parisiense que é sede dos Jogos Olímpicos

Publicado em:

Última atualização:

A história do tênis se entrelaça com o épico Estádio Roland Garros. A inauguração do estádio, que, na verdade, é um complexo de quadras de tênis e outras facilidades, ocorreu em 1928. O nome do estádio é em homenagem a Eugène Adrien Roland Garros, aviador francês. Ele é considerado um herói de guerra no país, devido à sua participação na Primeira Guerra Mundial.

O complexo esportivo recebe anualmente o Torneio de Roland Garros, uma das principais competições de tênis do mundo. Entretanto, o Grand Slam não é o único grande torneio que o complexo recebe este ano. Isso porque o Estádio Roland Garros é um dos palcos dos Jogos de Paris.

História e estrutura do Estádio Roland Garros

A primeira versão do Estádio Roland Garros contava com cinco quadras de tênis. Além disso, a quadra principal tinha capacidade para 10.000 espectadores.

Entretanto, nem sempre o complexo foi usado para a prática esportiva. Durante a Segunda Guerra Mundial, as autoridades francesas requisitaram o estádio. Assim, o Estádio Roland Garros se tornou um campo de passagem para estrangeiros, que eram considerados inimigos do governo.

As primeiras grandes reformas vieram na década de 1970. Como resultado do aumento do público, melhorias foram feitas, incluindo o aumento de quadras no complexo.

Atualmente, o estádio conta com 18 quadras, sendo três delas em arenas. Aliás, cada uma delas tem um nome próprio, sendo: Simmone Mathieu, Suzanne Lengle e, a principal, Phillipe Chatrier, que tem capacidade para 15.500 espectadores.

Relação com o Grand Slam

Os eventos mais importantes do calendário mundial do tênis são os de Grand Slam. Ao todo, são quatro: o Australian Open, o Torneio de Wimbledon, o US Open e o Torneio de Roland Garros.

A competição acontece na França e teve sua primeira edição em 1891, antes mesmo da construção do Estádio Roland Garros. Na época, a competição era nomeada de Internationaux de France (Internacional da França, em português). Contudo, com a inauguração do complexo de Roland Garros em 1928, a prática do torneio passou a acontecer no estádio, bem como alterou o nome da competição para Internationaux de France de Roland-Garros.

Maiores vencedores

Rafael Nadal é o maior campeão do simples masculino no Grand Slam de Roland Garros. O tenista espanhol já conquistou o torneio 14 vezes (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022).

Por outro lado, a maior vencedora entre as mulheres é uma americana. Chris Evert venceu o Torneio de Roland Garros sete vezes, nos seguintes anos: 1974, 1975, 1979, 1980, 1983, 1985 e 1986.

O Estádio Roland Garros nos Jogos Olímpicos

Paris já foi cidade sede das Olimpíadas em três oportunidades, entretanto, nos Jogos de 2024 é a primeira vez que o Estádio Roland Garros faz parte da competição.

No local acontecem a disputa de duas modalidades olímpicas e duas paralímpicas: o tênis e o boxe como esportes olímpicos e o tênis em cadeira de rodas paralímpico e o boxe sentado, também um esporte das paralimpíadas.

O Estádio está localizado na cidade de Paris, no 16º distrito, a 12km de distância a sudoeste da Vila Olímpica. Além disso, Roland Garros está próximo de outras sedes dos Jogos Olímpicos, como:

  • Arena do Campo de Marte, onde acontecem as lutas olímpicas e o judô
  • Arena Paris Sul, sede dos jogos de handebol, levantamento de peso, tênis de mesa e vôlei de quadra
  • Esplanada des Invalidades, onde ocorre o atletismo, ciclismo da estrada e tiro com arco
  • Estádio da Torre Eiffel, arena tradicional de Paris que recebe os jogos do vôlei de praia
  • Parc des Princes, estádio do PSG que recebe jogos de futebol
  • Roland Garros, onde acontecem as competições do tênis na Olimpíada e um dos principais torneios do esporte no mundo