O Lille, time de futebol da França, manda todos os seus jogos para o Estádio Pierre-Mauroy. Além de ser conhecido como a casa oficial do clube, também é um grande palco para eventos culturais, esportivos e shows de grandes artistas da música. Em 2024, o espaço receberá duas competições de modalidades nos Jogos de Paris. Então, conheça mais sobre o tão prestigiado local francês.
Curiosidades sobre o Estádio Pierre-Mauroy
Localizado no subúrbio de Villeneuve d’Ascq, a dez minutos do centro de Lille, o Estádio Pierre-Mauroy foi construído em 2012 para ser a casa do Lille Olympique Sporting Club, o Lille, um dos principais clubes de futebol francês. O espaço tem capacidade para 50.000 pessoas com um design moderno e confortável.
A distância do estádio até Paris é de apenas uma hora de trem. Dessa maneira, o público pode se locomover facilmente de uma cidade para outra.
Um detalhe curioso é que a mesma empresa que construiu o Viaduto Millau, em Aveyron, também cuidou da instalação da arena do Lille. Hoje, o espaço também atende por Decathlon Arena, já que o Decathlon é o grande patrocinador.
Para contextualizar, Pierre Mauroy foi um político muito famoso na França, que atuou inclusive como primeiro-ministro do país de 1981 a 1984. Por isso, a homenagem a uma figura tão importante na história do país.
O design do Estádio Pierre-Mauroy é único. De acordo com o site Olympics, o espaço tem um teto que permite a mudança de estádio aberto para fechado em apenas 30 minutos, evitando assim problemas em dias chuvosos. Além disso, de acordo com a UEFA, a arena também possui a habilidade de manter somente metade do campo elevado para shows e eventos esportivos.
O estádio ainda tem auditório, salão panorâmico, camarotes, salas de reuniões, salão de visitantes, vestiário e o terraço. Os quatro locais privados de 356 a 600 m² possuem vista panorâmica, além de espaços próximos ao gramado. Ademais, existe a opção de restaurantes dentro ou fora do local.
O primeiro gol no estádio saiu dos pés do comorense Djamel Bakar, do AS Nancy Lorraine, em 17 de agosto de 2012. O embate entre Lille e Nancy Lorraine foi válido pelo Campeonato Francês, e terminou em 1 a 1.
Além de jogos do Lille, o Pierre-Mauroy também recebe eventos importantes como a Eurocopa, a Copa Davis, o Campeonato Europeu de Basquete, a Copa do Mundo de Rugby, o Mundial de Handebol e shows de artistas como Rihanna, Bruno Mars, Ed Sheeran e Elton John.
Quais modalidades o estádio vai receber na Olimpíada em 2024?
Por incrível que pareça, o Estádio Pierre-Mauroy não vai receber nenhum jogo de futebol nos Jogos de Paris. O campo será o palco do basquete e handebol feminino e masculino. O COI e o comitê organizador do evento na França optaram por outras arenas.
No basquete masculino e feminino, 12 países são divididos em três grupos de quatro que jogam entre si por três rodadas. Avançam para as quartas de final o líder, o segundo colocado e os dois melhores terceiros de cada chave. Daí, começam as semifinais, a disputa pelo bronze e a decisão pela medalha de prata e ouro.
Já no handebol masculino e feminino, 12 seleções são separadas em dois grupos de seis, com todos contra todos por cinco rodadas. Os quatro primeiros de cada chave vão para as quartas de final, depois a semifinal, a briga pelo bronze e a final pelo ouro e prata.