O estádio Geoffroy Guichard, na França, foi um dos escolhidos para receber o futebol olímpico em 2024. Este, que é um dos mais emblemáticos estádios do país, está localizado na cidade de Saint-Étienne, e é casa das partidas do clube da cidade.
História do Estádio Geoffroy Guichard: história
A história do Estádio Geoffroy Guichard teve início em 1930, ano em que ele começou a ser construído, na cidade de Saint-Étienne, na região de Ródano-Alpes, França. No entanto, a sua inauguração ocorreu apenas em setembro de 1931. Na época, o estádio tinha a capacidade para 1800 torcedores. Porém, ele passou por algumas reformas e, com o passar do tempo, a capacidade aumentou.
Em 1938, era possível que 15 mil torcedores acompanhassem as partidas, mas logo ele passou por mais uma ampliação, chegando a 25 mil lugares em 1957, quando ocorreu a retirada das instalações de atletismo. Entretanto, em 1965, a cidade em que ele foi construído o comprou, por 25 milhões de euros, aprimorando ainda mais as suas capacidades.
A sua última reforma ocorreu em 2016, para ele receber jogos da Eurocopa. Sendo assim, ele teve a sua capacidade aumentada mais uma vez, além de ter ficado ainda mais moderno e funcional. Hoje, ele está equipado e preparado para receber cerca de 42 mil torcedores.
Ainda resgatando a sua história e sua importância, vale dizer que o estádio já foi palco de diversos torneios importantes. A Eurocopa de 1984, Copa do Mundo de 1988 e até a Copa do Mundo de Rugby de 2007 tiveram jogos nele. Agora, em 2024, ele receberá os Jogos Olímpicos.
Características e curiosidades do estádio
Por mais que hoje o Estádio Geoffroy Guichard consiga receber cerca de 42 mil pessoas, a sua torcida recorde foi de 47.747 pessoas. Este fato ocorreu em 11 de maio de 1985, nas quartas-de-final da Copa da França.
Outra curiosidade é que o estádio também é conhecido por “Le chaudron”, que significa o caldeirão, e também de “l’enfer vert” , que é inferno verde. Esses apelidos têm relação com as cores do time Saint-Étienne, um dos clubes mais importantes do país, e que também é o nome da cidade onde fica localizado o estádio.
Por fim, além de sediar jogos importantes, ele também já recebeu muitos shows marcantes, como Bruce Springsteen em 1985 e também Johnny Hallyday em 2003.
Estádio Geoffroy Guichard e Olimpíadas 2024
Sendo um dos palcos dos Jogos Olímpicos de 2024, o estádio está localizado a três horas de trem de Paris. Além disso, nas proximidades é possível encontrar alguns pontos turísticos, como por exemplo o Parque Natural Regional de Pilat, o Complexo Arquitetônico Le Corbusier em Firminy e o Centro Le Cité du Design.
No primeiro dia de Jogos Olímpicos de 2024 no “Le chaudron“, houve um imprevisto. Durante o jogos entre Argentina e Marrocos, ocorreu uma invasão em campo e a partida teve que ser suspensa por duas horas. Porém, o estádio não foi prejudicado por isso e os próximos jogos foram realizados normalmente. Ao todo, contando os torneios masculino e feminino, o estádio receberá seis jogos de futebol durante o evento.