Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Dwight Powell: conheça a trajetória do pivô do Dallas Mavericks

Dwight Powell: conheça a trajetória do pivô do Dallas Mavericks

Publicado em:

Última atualização:

O canadense Dwight Powell é, atualmente, pivô do Dallas Mavericks. Ele se destaca por sua presença defensiva e já tem uma longa carreira na NBA, maior liga de basquete do mundo. Além disso, defende com frequência a seleção nacional de seu país e foi um dos selecionados para representá-la na Olimpíada de 2024.

Leia a seguir um pouco mais sobre a sua trajetória no basquete, assim como a sua performance na seleção do Canadá.

Os primeiros passos de Dwight Powell no basquete

Dwight Harlan Powell nasceu no dia 20 de julho de 1991, em Toronto, no Canadá. Ele começou a jogar basquete no ensino médio, logo quando se mudou para Bradenton, nos Estados Unidos e frequentou a a IMG Academy, que é um internato preparatório voltado para o treinamento esportivo. Na época, ele já dava sinais que teria sucesso no basquete.

Mas a sua carreira teve um avanço mesmo na Universidade de Stanford. No ano de 2010-11, quando ainda era calouro, Dwight Powell foi para a equipe Pac-10 All-Freshman e foi titular em 26 dos 31 jogos, com uma média de de 8,1 pontos e 5,2 rebotes por partida. E este desempenho se prolongou até a conclusão da universidade.

No seu segundo ano (2011-12), Powell foi importante para que o Cardinal, time que representa a Universidade de Stanford, vencesse o campeonato NIT. Sendo assim, o atleta recebeu menção honrosa na seleção Pac-12 All-Academic. Em sua temporada júnior, ele recebeu a honra como o jogador que mais evoluiu na temporada de sua conferência.

Por fim, como veterano (2013-14), Powell continuou com o bom desempenho e, novamente, foi para a primeira equipe All-Pac-12 e a Equipe Regional All-South da NCAA.

Carreira profissional

Sua carreira profisisonal começou no dia 26 de junho de 2014 após ser a 45ª escolha geral no Draft da NBA pelo Charlotte Hornets. No entanto, ele acabou indo para o Cleveland Cavaliers por meio de uma troca.

Neste período, houve outras negociações e o jogador passou a integrar o Boston Celtics, sendo designado inúmeras vezes para o Maine Red Claws da Liga de Desenvolvimento. Foi então que, em 18 de dezembro de 2014, Powell foi trocado para o Dallas Mavericks, a sua equipe atual, e logo em sua primeira partida como titular, o atleta marcou 16 pontos em uma vitória contra o Denver Nuggets.

Não se pode esquecer que, em 24 de maio de 2022, ele aceitou estar presente no ciclo olímpico da Seleção Canadense para os Jogos de 2024. Com isso, acabou sendo convocado para o evento.

Títulos, conquistas e momentos marcantes do pivô do Dallas Mavericks

A trajetória de Dwight Powell, desde a universidade até o Dallas Mavericks, foi composta por vitórias, conquistas e recordes batidos, como se pode ver no resumo a seguir:

  • Seu primeiro Duplo-Duplo na NBA aconteceu em 3 de novembro de 2015, com 10 pontos e 10 rebotes em uma partida contra o Toronto Raptors.
  • No Dallas Mavericks, na temporada 2021-22, Powell conseguiu quebrar um recorde de mais cestas consecutivas feitas pelo time, com 18 acertos em quatro jogos.
  • Ele foi um dos poucos jogadores da NBA a jogar todos os 82 jogos na temporada 2021-22.

Dwight Powell nas Olimpíadas de 2024

Dwight Powell é um jogador muito importante para seu país. Na fase de grupos dos Jogos Olímpicos, o atleta teve média de 22 minutos por jogo, anotando 7,3 pontos e pegando 4,7 rebotes. Para acompanhar o desempenho de Powell e do restante da equipe do Canadá nas próximas partidas do torneio, basta escolher um dos canais oficiais do evento, que incluem: Globoplay+, SportTV, e a Cazé TV.

A disputa pelo ouro do basquete masculino acontece em 10 de agosto (sábado), às 16:30, no Arena Bercy.