Maria Eduarda Arakaki, ou melhor, Duda Arakaki é a atual capitã da equipe brasileira de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A brasileira é conterrânea de outra alagoana fera nos esportes: a atacante e seis vezes eleita a Melhor Jogadora do Mundo, Marta.
Se, por um lado, a futebolista Marta chega a sua sexta olimpíada, este é apenas o segundo evento olímpico da jovem Duda. Vale destacar que a jovem compete em Paris na categoria por equipes.
Duda Arakaki começou no esporte, como muitos, ainda criança, aos cinco anos. Com nove, a menina já deu uma prévia do que seria seu futuro, ao conquistar um título nacional na categoria mirim. A ascensão no esporte parecia natural. Mas ela não esperava ter que encarar um desafio que, para muitos, poderia ser o sinônimo de uma aposentadoria precoce – e, principalmente, involuntária.
Durante sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, Duda sofreu uma séria lesão em seu joelho esquerdo. Com isso, ela precisou se submeter a uma cirurgia logo no início de 2019. Mas, com muita disciplina, ela conseguiu se recuperar.
Duda Arakaki rumo à Olimpíada
Após o incidente na capital argentina, Duda Arakaki passou a integrar oficialmente a seleção brasileira de ginástica rítmica. Sua primeira participação olímpica foi nos Jogos de Tóquio 2020, mas ela não avançou muito na competição.
Em 2023, a brasileira conquistou a medalha de ouro no Mundial de Ginástica Rítmica, em Portugal, que ganhou na prova de cinco arcos. No mesmo ano, Duda Arakaki foi 1º lugar na Etapa de Cluj Napoca da Copa do Mundo Challeng, no conjunto de três fitas e duas bolas.
Em seguida, a alagoana ficou em 6º lugar na categoria grupo completo e em 4º no Grupo 5x no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado em Valência, na Espanha. Com isso, a equipe se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Antes de arrumar as malas para a terra do croissant, no entanto, a equipe brasileira ainda conquistou mais um pódio ao alcançar o primeiro lugar na etapa de Portimão da Copa do Mundo Challenge, também no conjunto de três fitas e duas bolas.
Além de Duda, a equipe brasileira de ginástica rítmica em Paris conta com a participação de Bárbara Domingos, Déborah Medrado, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges. As meninas treinam sob o olhar criterioso das técnicas Bruna Akawana, Camila Ferezin e Márcia Naves.
Ginástica rítmica em Paris 2024
A ginástica rítmica, assim como a artística, é um dos eventos de maior audiência das olimpíadas em geral. Em Paris, as disputas de ginástica rítmica começam no dia 8 de agosto, com as competições individuais. As equipes entram em cena no dia seguinte. A final por equipes será no dia 10 do mesmo mês.
Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite as partidas. Por fim, as partidas e competições podem ser acompanhadas online por meio da CazéTV.