O tênis de mesa tem uma origem bastante modesta, mas que conquistou uma popularidade inimaginável. Aliás, a modalidade, que era apenas uma brincadeira, rapidamente passou a ser considerada um esporte e hoje integra os Jogos Olímpicos. Além disso, diversas outras competições formam o calendário esportivo de tênis de mesa, sendo também praticado no Brasil.
Qual a origem do tênis de mesa?
O tênis de mesa tem sua origem na Inglaterra no século XIX. Na época da invenção, o esporte tinha ping-pong como nome oficial. Entretanto, uma empresa estadunidense patenteou o termo em 1901, o que obrigou uma troca de nomenclatura, surgindo, então, o tênis de mesa. Desde sua invenção, a modalidade é muito popular pelo mundo, tendo, inclusive, figurado no top 3 de esportes mais praticados em 2004, atrás apenas de futebol e vôlei.
A origem do tênis de mesa é bastante precária. Isso porque, quando surgiu, se praticava o esporte com o auxílio de objetos usados no dia a dia comum. Por exemplo, os ingleses utilizavam rolhas de garrafa como bola e caixas diversas, sendo a de charutos a mais popular, como raquete. A rede podia ser uma fileira de livros ou qualquer coisa que pudesse formar uma barreira no centro da mesa.
Com a popularização da “brincadeira”, diversas empresas começaram a fabricar e dar origem a equipamentos especialmente destinados à prática do tênis de mesa. O esporte tinha cunho recreativo e simples no início, mas, após uma viagem de James Gibb para os Estados Unidos, a bola começou a ter celuloide como principal material. Mais tarde, E.C. Goode inventou a raquete com revestimento de borracha.
A primeira competição oficial de tênis de mesa aconteceu em 1902, apenas pouco tempo depois da origem do esporte. Entretanto, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (IFTT) surgiu apenas em 1926. A partir disso, então, o primeiro campeonato mundial aconteceu, tendo sido vencido por dois jogadores húngaros: Maria Mednyansky (no feminino) e Roland Jacobi (masculino). Atualmente, a principal competição da modalidade é disputada de dois em dois anos, mas há outros campeonatos ao longo do período.
O tênis de mesa nos Jogos Olímpicos
Apesar da origem mais antiga do tênis de mesa, o esporte integra os Jogos Olímpicos somente desde 1988, quando aconteceu a Olimpíada de Seul, na Coréia do Sul. Desde então, a China é dominante na modalidade, tendo conquistado 60 medalhas até Tóquio 2020. Para efeito de comparação, a segunda colocada no ranking de medalhas é a Coréia do Sul, com apenas 18 medalhas. A Dinamarca fecha o top 12 de países que venceram em Olimpíada, com apenas uma conquista.
Regras básicas
Desde sua origem, o tênis de mesa sempre foi muito simples de ser praticado. Para jogar, basta iniciar o saque, sendo este definido por sorteio entre os jogadores. Nesse esporte, o praticante pode sacar duas vezes seguidas, mas em duplas há uma espécie de rotação para que, no final, todos os competidores tenham sacado. A partida em si tem sua disputa dividida em sets a partir de uma definição prévia entre os participantes, contanto que seja um número ímpar. Em competições de nível nacional são cinco sets, por exemplo, enquanto internacionais são sete. Vence quem somar onze pontos.
Principais destaques do tênis de mesa na atualidade
Desde a origem do tênis de mesa, diversos jogadores se destacaram. Entretanto, o esporte tem sido muito praticado atualmente e o cenário tem sido dominado por atletas asiáticos. Por exemplo, o líder do ranking em maio de 2024 era o chinês Wang Chuqin, com 8020 pontos. Mas, embora o segundo colocado também seja da China, sua pontuação totaliza 5788 pontos, ou seja, três mil a menos que o primeiro colocado. Na categoria feminina, a chinesa Sun Yingsha tem 7150 pontos e ocupa a liderança da lista, enquanto a segunda colocada é a compatriota Wang Manyu, que tem 5437 pontos.
No Brasil, Hugo Calderano se destaca no tênis de mesa. Em julho de 2024, o brasileiro ocupava a sexta posição no ranking masculino do esporte com 3545 pontos. Anteriormente, entretanto, ele alcançou um top 3 na lista da ITTF. Além disso, já conquistou medalhas em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, além de outros torneios do circuito da modalidade ao longo da temporada.