As olimpíadas são responsáveis por trazer aos holofotes diversos atletas desconhecidos pelo público em geral. Vários nomes, até então pouco comentados, acabam por ter excelentes performances na competição. Com isso, conseguem ter um maior destaque na imprensa e, consequentemente, entre os fãs do esporte. Neste torneio olímpico da França, um dos grandes destaques até então foi o lutador peso-mosca David Pina.
Leia o texto a seguir para conhecer mais sobre ele e sua história no esporte. Além disso, confira quais são alguns dos seus principais feitos na modalidade até então.
O milagre de David Pina
Daniel David Varela de Pina nasceu no município de Santa Cruz, Cabo Verde, em 1996.
O atleta, antes de ser lutador, trabalhava em Portugal em um projeto de construção. Por não ter condições financeiras de se bancar, era o único jeito que conseguia sustentar sua família. Aliás, de acordo com a imprensa lusitana, existe ainda uma possibilidade de ele ter que encerrar sua carreira, caso não consiga resultados melhores.
Mas, afinal, como ele conseguiu ir à França? Tudo passou pelo seu técnico, Bruno de Carvalho, do Boxing Club de Odivelas. Bruno arcou com toda a sua preparação para o evento e, de acordo com o próprio David, se sacrificou para ajudar o boxeador a competir no mais alto nível internacional. “Desisti das obras para conseguir uma medalha olímpica e dou-lhe todo esse mérito. Graças a ele estou aqui hoje muito feliz“, comentou o atleta.
A Olimpíada de Paris
No torneio olímpico, certamente David fez valer todo o investimento que seu treinador havia posto nele. O atleta, logo nas duas primeiras rodadas, mostrou o seu melhor desempenho e perdeu apenas um round em dez disputados. Os seus oponentes na primeira e segunda rodada, respectivamente, foram Thitisan Panmot, da Tailândia, e Patrick Chinyemba, da Zâmbia.
Já nas semis, encarou a sua primeira derrota no evento. Contra o atleta do Uzbequistão, Hasanboy Dusmatov, perdeu pelo placar de 5 a 0. Com isso, levou a medalha de bronze nos 51 kg, a primeira de Cabo Verde desde a criação dos Jogos.
Os próximos passos de David Pina
Com o bronze em seu pescoço agora, quais serão os próximos passos de David Pina? Em um cenário negativo, ele teria que abandonar a modalidade para arranjar emprego em algo mais lucrativo.
Todavia, é bem provável que o atleta consiga disputar torneios profissionais a partir de então. Dessa forma, poderia tranquilamente acumular dinheiro até o próximo torneio olímpico em 2028, na cidade de Los Angeles, EUA, e, quem sabe, se destacar ainda mais no esporte. Caso isso aconteça, não há dúvidas que esta é uma das maiores trajetórias de superação em toda a história dos Jogos Olímpicos.
Onde assistir aos Jogos Olímpicos ao vivo?
Caso queira acompanhar as modalidades olímpicas ao vivo, conecte-se às emissoras oficiais do evento (CazéTV, Rede Globo e Olympics.com) e veja a programação de cada uma delas.
Lembrando que não temos mais brasileiros no boxe neste evento. O nosso melhor resultado foi obtido pela pugilista Bia Ferreira, que também chegou às semis de sua categoria e ficou com a medalha de bronze.