Disputar um torneio olímpico é o sonho de quase todo o esportista, afinal, estamos falando de um dos maiores eventos do planeta, que fornece uma enorme visibilidade. Dessa forma, ficar ausente dos Jogos deve ser uma das piores experiências possíveis para um atleta, principalmente se forem afetados por lesões e afins. Esse é o caso do brasileiro Darlan Romani que, aliás, já estava classificado para a Olimpíada e virou um baita desfalque para o Time Brasil.
Mas afinal, o que aconteceu com Darlan? Ele tinha chance de medalhas? Leia o texto a seguir para entender melhor esses dois assuntos. Além disso, confira um pouco da biografia do atleta para entender o esporte que ele pratica.
Sobre Darlan Romani
Darlan Romani nasceu na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. O atleta é especialista em arremesso de peso desde jovem e, na categoria, não há ninguém maior na história do Brasil.
Para se ter uma ideia, ele é o recordista sul-americano da modalidade, com uma marca de 22,61 metros, feito que obteve na Liga Diamante de 2019 durante a etapa de Palo. Além disso, também já conquistou ouro em dois Pan-Americanos, 2019 e 2023, e foi vencedor do Mundial de Atletismo em Pista Coberta na Sérvia em 2022.
No que se refere à Olimpíada, Darlan possui duas na sua carreira: 2016 e 2020. Não possui medalha, mas bateu na trave em Tóquio, onde obteve um quarto lugar, a melhor participação de um brasileiro no arremesso de peso olímpico.
O afastamento de Darlan Romani em 2024
Infelizmente, Darlan não poderá competir na sua terceira Olimpíada. O brasileiro sofreu uma avaliação médica antes de ir à França e o diagnóstico revelou uma hérnia de disco na região lombar. Em nota, a Confederação Brasileira de Atletismo, CBAt, informou que o catarinense pediu dispensa, já que precisará passar por uma cirurgia.
Além do mais, ele postou um vídeo na sua conta do Instagram explicando a situação de forma mais detalhada e revelou que sente fortes dores no corpo, o que faz com que mal consiga caminhar.
Perda de um favorito
Pelo retrospecto recente em competições internacionais, não resta dúvidas que o atleta brasileiro era um dos grandes candidatos a levar uma medalha nesta edição do evento olímpico.
Sendo assim, o Brasil perde um dos seus principais nomes do atletismo e um dos potenciais candidatos a chegar no pódio. Resta saber agora se outro nome poderá substituí-lo à altura no time.
Os brasileiros no arremesso de peso
No caso, além de Darlan Romani, o Brasil ainda conta com outros três nomes para disputar a modalidade. São eles: Wellington Morais, Lívia Avancini e Ana Caroline Silva.
O trio possui bons resultados internacionais e pode acabar por surpreender. No entanto, certamente vão sentir falta do nome mais experiente da categoria.
Programação do esporte na Olimpíada
As provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de 2024 irão começar no dia 1 de agosto e terminam no dia 11. Já os eventos de arremesso de peso acontecem no dia 2.
O local onde será feito o torneio será no Stade de France.
Onde assistir arremesso de peso durante os Jogos?
Caso você tenha interesse em assistir essa e outras modalidades durante a Olimpíada, basta acessar uma de suas plataformas oficiais de transmissão: CazéTV, canais da Rede Globo e Olympics.com.