Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça Cristiano Felício, pivô da Seleção Brasileira de Basquete

Conheça Cristiano Felício, pivô da Seleção Brasileira de Basquete

Publicado em:

Última atualização:

Cristiano Felício é um atleta profissional brasileiro de basquete. Ele nasceu no estado de Minas Gerais e desde 2012 joga em clubes internacionais. Atualmente, ele é pivô no Covirán Granada da Liga ACB. No entanto, já teve uma passagem na NBA, onde defendeu o Chicago Bulls por seis anos.

Leia a seguir e confira mais detalhes sobre a sua trajetória, vitórias e ascensão no esporte.

Início da carreira de Cristiano Felício

Cristiano Silva Felício nasceu no dia 7 de julho de 1992, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Assim como boa parte dos brasileiros, o seu primeiro contato com o esporte foi com o futebol. No entanto, devido a sua altura, o seu treinador da época queria que ele fosse goleiro, o que não estava em seus planos.

Esta parte da história foi o ponto inicial da sua chegada ao basquete. Ao procurar um novo esporte, o atleta, que não tinha muito acesso aos jogos de basquete, passou a jogar handebol. Porém, não demorou muito para que ele percebesse que o basquete era a sua vocação. Ele passou três anos no programa de desenvolvimento do Minas Tênis Clube e aos 17 anos começou a jogar profissionalmente.

Foi a partir deste período que ele se mudou para Sacramento, Califórnia, para então participar da CCSE Prep Academy. Isso aconteceu antes de sua tentativa de obter a qualificação que dava direito para ele ir à Universidade de Oregon. Porém, não o consideraram elegível e Cristiano Felício teve que retornar ao Brasil. Ele então passou a jogar pelo Flamengo, onde venceu a Copa Intercontinental da FIBA e também a Liga das Américas da FIBA, ambas no ano de 2014.

Trajetória internacional

Em 2014, o pivô se inscreveu para o Draft da NBA. Ele acabou não sendo selecionado, mas, no ano de 2015, conseguiu chamar a atenção do Chicago Bulls, sendo contratado pela equipe. O seu primeiro jogo como titular aconteceu em março de 2016, quando ele substituiu o jogador Pau Gasol.

Durante a temporada de 2016-17, ele ganhou mais espaço e jogou 66 jogos pela franquia. Nesta época, o jogador se mostrou bastante habilidoso. Dessa forma, conseguiu um novo contrato com a franquia de Illinois. Seu novo vínculo era válido por quatro temporadas. Nesse período, ele recebeu $32 milhões.

Cristiano Felício acabou não tendo um aumento em seu espaço na NBA nos anos seguintes. Sua trajetória na liga se encerrou em 2021. Ele foi então para o Ratiopharm Ulm, time alemão. Em 2022, assinou com o Covirán Granada, da Espanha, clube que está até hoje. Ele também faz parte da Seleção Brasileira de basquete e já disputou vários torneios, tais como: Copa América de Basquetebol Masculino de 2013, Campeonato Sul-Americano de Basquete de 2014 e também a Olimpíada de 2016.

Vitórias e títulos no basquete

O atleta acumula inúmeras vitórias no esporte, que comprovam o seu talento e empenho durante as partidas. A seguir está um resumo das principais conquistas de Cristiano Felício.

Títulos enquanto jogava no Minas Tênis Clube

  • Campeonato Mineiro no ano de 2009, quando ele tinha apenas 17 anos.
  • Campeonato Mineiro Sub-18 no ano de 2010, com 18 anos de idade
  • Campeonato Mineiro Sub-17 em 2009, também com 17 anos.

Títulos enquanto jogava no Flamengo

  • Campeonato Mundial Interclubes no ano de 2014.
  • Liga das Américas, também no ano de 2024.
  • NBB em 2014 e também no ano de 2015.
  • LDB em 2013.
  • Campeonato Carioca em 2013 e também em 2014.

Recordes pessoais e conquistas

  • Sua maior marca de pontos em um jogo da NBA é de 17 pontos, atingida em confronto contra o New York Knicks.
  • Sua maior marca de rebotes em um jogo da NBA é de 16 rebotes, atingida em confronto contra o Orlando Magic.

Cristiano Felício nas Olimpíadas 2024

Cristiano Felício integra o elenco da Seleção Brasileira de basquete nos Jogos Olímpicos de 2024. Apesar de não ser titular, o pivô teve bons minutos nos duelos contra a Alemanha e a França. Na fase de grupos, ele teve médias de seis pontos e três rebotes por jogo.

O próximo confronto do Brasil na competição será contra os Estados Unidos, na próxima terça-feira (06).